Aprendizagem de Língua Japonesa Apoiada por Ferramentas Computacionais: Estudo e Proposta
CALL, língua japonesa, edutainment, gamification
O uso de ferramental tecnológico para ensino-aprendizagem vem se expandindo largamente em nosso cotidiano. Nesse contexto, uma ramificação que tem tido grande crescimento é a área de ensino-aprendizado de idiomas através de ferramentas computacionais. A chamada TELL (Technology Enhanced Language Learning) possui áreas mais específicas agregadas, tais quais CALL (Computer Assisted Language Learning) e MALL (Mobile Assisted Language Learning), ambas estudadas na presente pesquisa, que tem o intuito de avaliar as ferramentas existentes nesse contexto, focadas especificamente no idioma japonês; e a partir desse estudo, realizar o desenvolvimento de uma nova ferramenta computacional que possa auxiliar ao ensino da língua japonesa. Os resultados parciais, que aqui serão apresentados, mostram um abrangente levantamento sobre o tema nas mais diversas tecnologias/dispositivos, bem como norteiam os próximos passos para a conclusão, com êxito, desse estudo, que se dará na forma de uma nova ferramenta que possa suprir necessidades não contempladas até então, a respeito do aprendizado da língua japonesa, ainda com foco no público de estudantes brasileiros de japonês.