"FREVO LIVRE INSTRUMENTAL" A PARTIR DA MULTIMODALIDADE: um olhar feminino para as inovações no processo composicional e interpretativo do frevo
Frevo instrumental. Frevo livre. Mulheres no frevo. Percussão.
Multimodalidade.
Integrando a linha de pesquisa processos e dimensões da produção artística em percussão, essa
dissertação apresenta a criação, interpretação e análise de um frevo instrumental, a partir da
ideia de multimodalidade e do olhar feminino desta pesquisadora. Nesse passo, como objetivo
principal, foi criado um frevo livre instrumental a partir da ideia de multimodalidade, intitulado
Passoando na pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos - 1. Ferrolho, 2.
Levada e 3. Tramela. A obra transita entre a tradição e a modernidade e esse caminho de
liberdade para a criação moderna, ao mesmo tempo que reverencia a tradição composicional do
frevo instrumental. Como objetivos específicos, foram realizadas apresentações da performance
em diversos ambientes acadêmicos/artísticos; registros audiovisuais das apresentações;
reflexões acerca das diferentes interpretações apresentadas em cada performance; e registrados
os resultados e as conclusões a partir das análises realizadas. A metodologia aplicada para a
realização desses objetivos teve as seguintes etapas: revisão bibliográfica para melhor
compreensão do tema estudado, de forma mais ampla e também direcionada ao recorte desta
pesquisa; pesquisa documental; registros audiovisuais das experimentações e performances da
obra; análise das performances apresentadas, a partir dos registros audiovisuais; comparação
das performances; análise de todos os materiais coletados e; registro dos resultados e
conclusões. A pesquisa contou com diversos elementos, como as diferentes possibilidades de
formação instrumental para a realização da performance e a utilização da dança como parte da
composição. A pesquisadora também reflete suas vivências enquanto mulher no ambiente do
frevo instrumental, compondo, tocando, conduzindo, ensinando e dançando.