PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: AMANDA CRISLEY PEDROSA BRAGA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA CRISLEY PEDROSA BRAGA PINTO
DATA : 20/10/2024
HORA: 19:15
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A TRAJETORIA DE FORMACAO DE LICENCIANDOS EM MUSICA MULTI-INSTRUMENTISTAS: um estudo sobre historia de vida e desenvolvimento musical


PALAVRAS-CHAVES:

Multi-instrumentistas; formação de professores; História de Vida e formação


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Com foco na trajetória de formação do licenciando em Música da Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral compreender, por meio da trajetória de

formação, como licenciandos em Música se tornam professores de música multi-instrumentistas. Como

objetivos específicos, visei investigar a partir das experiências de vida dos licenciandos em Música, a

influência, e os percalços que estão trilhando para a formação multi-instrumentista; identificar as

experiências práticas na preparação que tem corroborando nos mais diversos contextos como

educadores musicais; e por fim, destacar o apoio curricular disponível para os licenciandos durante sua

formação. Esta pesquisa teve a contribuição de quatro licenciandos em Música da UFRN, por meio de

entrevistas narrativas, contando sobre suas trajetórias de formação musical. Busquei referências que

pudessem contribuir para uma melhor compreensão do perfil e das habilidades Multi do professor de

Música. Autores como Rauber (2017) e Silva (2018), auxiliam na construção da fundamentação teórica

como pioneiros ao tratar do termo “multi-instrumentista”. Para saber um pouco mais sobre a história de

vida e formação, tive a contribuição de Gaulke (2017); Josso (2010). Para compreender de forma mais

detalhada a formação de professores, busquei autores como Beineke (2004); Beineke, Bellochio,

Sebold (2005); Bellochio (2003a); Bellochio (2003b); Cereser (2014); Del Ben (2001); Del Ben

(2003); Gaulke (2013) e (2017); Mateiro (2007). Olhando para o lado da formação profissional do

educador musical, autores como Pereira (2014) e Del Ben (2003) trazem um olhar crítico à matriz

curricular dos cursos de licenciatura do Brasil e auxiliam na fundamentação deste trabalho. Me

aprofundar na trajetória de vida desses licenciandos em Música, especialmente focando na transição para futuros educadores musicais multi-instrumentistas, me fez perceber a riqueza da abordagem de

ensino e aprendizagem que carregam consigo. Os desafios e as experiências conquistadas por eles ao

longo de sua trajetória, certamente lhe proporcionarão uma compreensão mais completa de sua

formação na totalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA CECÍLIA DE ARAUJO RODRIGUES TORRES
Interno - 1235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 10/10/2024 13:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao