A INTERTEXTUALIDADE NAS TRÊS SÁTIRAS PARA PIANO DE JOSÉ ALBERTO KAPLAN
Intertextualidade. Performance. Kaplan. Piano
O estudo proposto visa analisar as Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan, explorando a intertextualidade e o idiomatismo presentes na obra. A pesquisa busca compreender as múltiplas referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizados pelo compositor, a fim de fornecer uma base estilística para a performance musical. A discussão é norteada por autores como Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005) Gomes (1985) e Hatten (1985). São analisados aspectos musicais heterogêneos, conferindo peculiaridade às suas obras. Também investiga-se as obras dos compositores referenciados nas sátiras. A pesquisa adota uma abordagem analítico-comparativa e é caracterizada como documental. Busca contribuir para a performance musical, analisando as referências intertextuais presentes nas Três Sátiras para Piano e explorando as conexões entre os elementos musicais. Ao compreender essas interrelações, espera-se enriquecer a performance e compreensão da obra.