FANTASIA PARA SAXOFONE ALTO E MARIMBA DO COMPOSITOR ANDERSON PESSOA: procedimentos práticos baseados em uma análise estrutural e sugestões interpretativas a partir de trechos pré-determinados
1. Fantasia; 2. Análise estrutural 3. Saxofone erudito; 4. Anderson Pessoa; 5. Sugestões
interpretativas
Este trabalho aborda procedimentos práticos a respeito da Fantasia para Saxofone Alto e
Marimba do compositor Anderson Pessoa, extraídos de uma análise estrutural e de
sugestões interpretativas a partir de trechos pré-determinados. Ao considerar um destaque
notável de Anderson Pessoa na área da composição, identificamos a ausência de trabalhos
acadêmicos ao seu respeito que expusessem sua grande contribuição e importância na área.
Paralelo ao fato de ser ainda pequeno o número de pesquisas acadêmicos que abordam
questões sobre interpretação em obras para saxofone e música câmara, fomos
impulsionados a contribuir para o incremento de estudos acadêmicos que destaquem
aspectos interpretativas e valorizem compositores atuais que cooperam para o
enriquecimento do repertório erudito de saxofone no Brasil. A pesquisa se insere em uma
abordagem qualitativa e encontra-se dividida em três partes: a primeira, foi realizada uma
entrevista semiestruturada com Anderson Pessoa, a fim de levantar dados bibliográficos
sobre sua formação musical, carreira como professor, sua vida como compositor e
arranjador, assim como uma pequena listagem de obras suas. A segunda, de um modo
geral, aborda questões a respeito da estrutura da obra, considerando suas ligações rítmicas
e temáticas, elementos composicionais, e as inspirações que basearam o compositor em sua criação. A terceira, baseou-se em apresentar sugestões interpretativas segundo a experiência e conhecimento de intérpretes a partir das dificuldades de execução encontradas em trechos pré-determinados. Os aspectos práticos aqui abordados ajudarão o intérprete a alcançar uma performance mais consciente acerca da obra estudada.