O ENSINO DE PIANO EM GRUPO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA
Ensino de piano em grupo, saberes da docência, formação de professores
Essa pesquisa tem o objetivo de compreender como se dá a construção dos saberes da docência de professores que atuam com o Ensino de Piano em Grupo (EPG) em cursos de Licenciatura em Música do Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo multicasos (YIN, 2001; TRIVIÑOS, 1987) com quatro professores que utilizou o questionário auto-aplicado e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. O trabalho traz uma revisão de literatura das pesquisas brasileiras que abordam o EPG no Ensino Superior, resultando em uma tabela organizada por categorias, bem como uma pesquisa de Estado do Conhecimento (EC) com artigos sobre os saberes da docência em educação musical. O caminho teórico está sendo construído a partir dos estudos de Lee Shulman (1986; 1987) e Donald Schon, trazendo conceitos como Knowledge Base e Epistemologia da Prática para estruturar a análise das entrevistas. O mapeamento realizado encontrou 22 instituições públicas de Ensino Superior, das quais 19 oferecem uma ou mais disciplinas no formato de EPG. Esta versão do texto traz também a apresentação do primeiro caso e alguns tópicos que serão discutidos no capítulo de análise ainda em construção.