AVALIAÇÃO EM MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo com professores de música de escolas da Região Metropolitana de Natal/RN
Educação Musical; Avaliação; Avaliação em música; Instrumentos avaliativos.
Esta pesquisa surge da necessidade de análise e discussão acerca do processo avaliativo na Educação Musical, tendo como ambiente de pesquisa escolas básicas da Região Metropolitana de Natal (RMN), no Rio Grande do Norte. Avaliar é parte do cotidiano escolar e está intrinsecamente associado ao processo de ensino-aprendizagem. Dada sua importância dentro do processo educativo, é fundamental pensar sobre o papel da avaliação na Educação Musical. Logo, considerando tal potencialidade, o presente trabalho busca mobilizar reflexões para entender como acontece o processo avaliativo dentro da educação musical na educação básica. Dentre os objetivos, busca-se investigar conceitos, instrumentos e metodologias utilizadas nas práticas avaliativas em educação musical por professores da rede pública e particular. Para o alcance das análises, reflexões, concepções e levantamento de dados foi adotado, enquanto parte integrante da metodologia, a criação e o acompanhamento de um Grupo Focal (BACKES et al, 201; GATTI, 2005; SOUZA, 2020), constituído por seis professores. O trabalho apresenta perspectivas e reflexões sobre o processo avaliativo da prática do professor a partir de experiências compartilhadas no Grupo Focal, como também discursos encontrados nos documentos que orientam a Educação Básica no Brasil. Como suporte para as reflexões, foi encontrado na literatura científica o aparato teórico e conceitual acerca das concepções em torno da avaliação baseado em SWANWICK (2003), BORNE; RUEDA-BELTRÁN (2017), KRAEMER (2005), SANT’ ANA (2014), ROLDÃO; FERRO (2015), MENEZES (2010), ANDRE (1996), LUCKESI (2011), PERRENOUD (1999), entre outros. Pretende-se, portanto, com esta pesquisa, apresentar a avaliação como um procedimento que permite acompanhar os alunos em seus limites, avanços e dificuldades em todo o processo de desenvolvimento de suas habilidades e competências.