O movimento corporal na preparação e performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira
Performance; Rudolf Laban; Movimento corporal; Piano.
O presente trabalho é uma pesquisa autoetnográfica de preparação para a performance, que traz a interface entre música e movimento tendo como base os aspectos de Peso, Tempo e Espaço dos estudos coreológicos de Rudolf Laban (1978) aplicados à obra “Sete peças para piano” de Amaral Vieira (Op. 169). Apesar destes estudos coreológicos serem muito conhecidos e aplicados principalmente na área da dança, encontram-se poucas pesquisas que contemplem esta interface entre movimento corporal a partir da coreologia de Laban e performance pianística (AMARAL; ANDRADE, 2017; ARAÚJO; SOBRINHO, 2016; BRANCO, 2013; FERNANDES-WEISS, 2018; MATEUS; 2009; MARQUES, 2010; SANCHEZ, 2009; SCIALOM, 2017). O objetivo desta pesquisa é explorar as contribuições que o movimento a partir da perspectiva labaniana pode atribuir à preparação da performance musical tanto num ponto de vista objetivo quanto subjetivo. Como metodologia será realizado uma pesquisa autoetnográfica, levantamento bibliográfico, registro do processo artístico em forma de escrita num diário reflexivo e em vídeo.