A INICIAÇÃO NA TROMPA A PARTIR DE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS QUE CONTEMPLEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE ARTÍSTICA
Trompa. Criatividade. Formação inicial.
Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciaçãodo trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com o Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias que é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical.