Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: Uma redescoberta
Walter Smetak; Composição musical; Violoncelo, Adeus, adeus para violoncelo e piano; Mahatma Gandhi.
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a obra, Adeus, adeus, para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste é analisar a citada obra, abordando o contexto da composição, bem como a fundamentação da performance desta obra, intentando demonstrar a interligação da vida e obra de Mahatma Gandhi aos aspectos da cultura da cidade de Salvador na Bahia. Para tanto, realizou-se uma entrevista com o músico que interpretou a obra, seguindo-se à digitalização da partitura para fins de análise da obra, a qual apresentou um traço ideológico e poético, seja no tratamento sonoro, seja na forma de organização das notas na partitura, traduzindo-se assim os sons, a partir das percepções das sensações, sentimentos e emoções do referido compositor, na tentativa de ressignificar tais percepções humanas, visando reflexões filosóficas acerca do desenvolvimento do indivíduo em sua vida terrena.