O violoncelista cantor: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente
Violoncelo, cantar e tocar simultaneamente, estratégias de estudo, implicações do canto para a prática instrumental.
Esta é uma pesquisa autoetnográfica que tem por finalidade o estudo da prática de cantar e tocar violoncelo de forma simultânea, tendo como objetivo principal investigar quais as implicações desta prática para o violoncelista. Para tal, foi necessário dividir a pesquisa em duas etapas. Na primeira apresentou-se o processo e as estratégias de estudo adotadas e na segunda etapa ocorreram análises da prática e observações de suas implicações para a prática instrumental. Os procedimentos metodológicos contam com entrevistas com Lui Coimbra, Marcelo Vieira e Natasha Farny, violoncelistas que têm experiência na prática de cantar e tocar de forma simultânea. Além disso, duas peças foram selecionadas e estudadas, sendo elas Colóquio de Lindembergue Cardoso e O último Romântico de Lulu Santos. Esperamos com essa pesquisa facilitar e incentivar a reflexão e o contato dos violoncelistas com este tipo de obra.