O trompista no século XXI: Perspectivas metodológicas para uma formação versátil
Formação de trompistas; Formação em música; Trabalho em música; Arte e trabalho; Música no século XXI; Bacharelado em música.
O presente trabalho é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo apresentar possibilidades de conteúdos e metodologias para a formação de trompistas no ensino superior, a partir de reflexões sobre atuais demandas da formação em música. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise de planos de curso e projeto político pedagógico de quatro universidades públicas brasileiras. Os dados foram analisados sob a perspectiva do referencial teórico (BARTZ, 2018; BELTRAMI, 2011; BOMFIM, 2017; BRITO, 2019; COUTINHO; 2014; FEITOSA, 2013; 2016; HARVEY, 2008; LIMA, 2018; MENGER, 2005; OLIVEIRA E PICCININI, 2011; PICHONERI, 2006; REQUIÃO, 2008; SEGNINI, 2011). Por fim, foram apresentadas possíveis abordagens com a finalidade de construir uma prática diversificada, que contemple possibilidades versáteis de atuação do trompista frente ao século XXI.