O APRENDIZADO DA TROMPA POR MEIO DAS MEMÓRIAS PEDAGÓGICAS DE ARNOLD JACOBS
Ensino de instrumento. Ensino de trompa. Arnold Jacobs. Interpretação musical. Prática de instrumento de metal.
Tendo em vista a necessidade por materiais didáticos capazes de desenvolver trompistas com a mentalidade voltada prioritariamente ao fazer musical, se utilizando da técnica como ferramenta, a fim de transmitir um discurso musical de excelência, esta pesquisa intitulada “O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs”, tem o objetivo de apresentar perspectivas para a inserção de aspectos metodológicos da abordagem pedagógica desse artista, no ensino da trompa no Brasil. Para tanto, é necessário identificar os aspectos metodológicos contemplados nos diversos meios de registro acerca do trabalho de Arnold Jacobs; analisar a partir da literatura, influências, abordagens e metodologias utilizadas no ensino da trompa no Brasil; definir os principais aspectos metodológicos da abordagem de Jacobs, considerando as características do ensino da trompa no Brasil a partir da literatura analisada. Realiza-se, então, pesquisa de finalidade básica estratégica, objetivo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e executada com procedimentos bibliográficos e documentais. Diante disso, verifica-se que se faz possível a inserção de aspectos metodológicos da abordagem pedagógica de Arnold Jacobs no ensino da trompa no Brasil.