NORDESTE NA SALA DE CONCERTO: Interações entre compositora e cointérprete na produção de três arranjos para piano e violoncelo
Colaboração Musical, Violoncelo e Piano, Música Nordestina.
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de produção de arranjos, para piano e violoncelo, de três composições próprias. Trata-se de obras compostas por mim no ano de 2018, presentes no disco “Nordeste Sangue e Coração”, lançado em maio de 2019: “Do coco ao coco”, “Nordeste sangue e coração” e “Cigano”. Neste texto, contextualizo o meu objeto de estudo, historicizando minha trajetória como musicista, sobretudo como compositora, bem como o processo de composição das peças em questão, evidenciando seus aspectos estruturais, estilísticos e formais. Evidencio ainda o processo de colaboração por meio de transcrição das gravações dos ensaios, com o intuito de identificar possíveis elementos que relacionem-se com o violoncelo e o piano no repertório nordestino, além de verificar o processo de colaboração na construção e execução dos arranjos, bem como trazer elementos inovadores para a linguagem da música nordestina executada ao piano e violoncelo. Após a realização de uma pesquisa bibliográfica, transcrição e análise das peças, gravação dos ensaios e, posteriormente, das peças em estúdio, pudemos chegar a um resultado final que demonstra de que forma a interação entre compositora e intérprete para criação dos arranjos das composições pode trazer elementos inovadores para a linguagem da música nordestina executada ao piano e violoncelo.