Aspectos Técnico-Interpretativos da Preparação de um Recital com a Utilização dos
Trombones Alto, Tenor e Baixo
Trombone Baixo. Trombone Tenor. Trombone alto. Prática do Doubling. Preparação de Recital.
Performance Instrumental.
O trabalho investiga os aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital por meio da prática
do doubling nos trombones baixo, tenor e alto. O objetivo é buscar compreender as estratégias de
estudo que permitam ao músico realizar um recital com obras de compositores brasileiros do século
XX e XXI nos três trombones a partir da preparação e execução das obras Criação nº 2 (trombone
baixo), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (trombone alto) e Música para
trombones e Percussão (trombone baixo, tenor e alto). O texto apresenta a organologia dos três
trombones bem como uma breve contextualização histórica (FONSECA, 2008; GUION, 2010;
HERBERT, 1997). Em seguida trazemos considerações sobre a rotina diária de estudos nos trombones
baixo, tenor e alto ( LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) e as possibilidades do estudo do
instrumento utilizando a Teoria Social Cognitiva idealizada por Albert Bandura (BANDURA,1978
apud CAVALCANTI, 2009) e a Prática Deliberada (ERICSSON et al., 1993). Logo após apresentamos
uma contextualização sobre as pesquisas a respeito de trombone no Brasil e trabalhos que se referem a
prática do doubling de maneira direta ou indireta, bem como discutimos esta prática por meio da
experiência de trombonistas entrevistados (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Por fim, trazemos a
experiência de preparação do recital por meio da proposição de estratégias que serviram para a
resolução de trechos que apresentaram dificuldades técnicas nas obras escolhidas para o recital.