Novos Caminhos para a Performance da Bateria Mediada por Recursos Tecnológicos
Bateria. Música eletroacústica mista. Relação Intérprete e Tecnologia. Eletrônica em tempo real.
Em um contexto que a tecnologia é utilizada cada vez mais no mundo da música, se faz necessário discutir, entender e aplicar essa possibilidade às práticas interpretativas musicais. A partir da segunda metade do século XX, o computador passou a ser cada vez mais utilizado como parte do setup dos instrumentistas dentro das performances musicais. Sons eletrônicos puderam ser sintetizados e adicionados juntamente as sonoridades dos instrumentos acústicos, em tempo diferido ou tempo real. Paralelamente, sintetizadores e instrumentos digitais seguiram em desenvolvimento. Wanderley (2006) reporta que os novos métodos de síntese sonora contribuíram para o aparecimento de novos instrumentos digitais, os quais tem sua geração sonora vinculada ao uso de computadores. Nesse contexto, através desta pesquisa, notou-se que foram realizados poucos estudos no âmbito acadêmico relacionado ao uso da bateria e mediação tecnológica. Portanto, este trabalho se propôs a pesquisar e executar diferentes obras que associassem a bateria a recursos tecnológicos. A metodologia deste trabalho foi baseada na escolha do repertório e sua respectiva interpretação. Através das oficinas de experimentação, exploramos as diversas possibilidades relacionadas a esta temática na construção de performances vinculadas ao contexto da música contemporânea. Assim, as obras estudadas e apresentadas foram: Post-Lightened, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada e Quatro Voltas ao Início. Além dessas, estão em processo de estudo para futura performance e análise: Buttonwood e Gravidade Zero. A análise se dá a partir dos registros de áudio e vídeo dos ensaios e performances das obras. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de levadas para duo de baterias e uso de celular com eletrônica em tempo real. Discutiu-se também sobre a necessidade do refinamento técnico/interpretativo aplicada a cada uma das obras interpretadas. Mais especificamente, refletimos a partir da observação analítica e reflexiva sobre os gestos musicais e a postura do músico em um ambiente com mais atribuições e percepções que vão além de tocar seu instrumento. Portanto, a reflexão sobre aspectos técnico-interpretativos, bem como as performances dessas obras contribuíram para que pesquisas envolvendo bateria e recursos tecnológicos fossem desenvolvidas e os matérias sonoros fossem gerados e analisados nesse âmbito.