A JORNADA DE UM COMPOSITOR: DO BOTTOM-UP AO TOP-DOWN
Composição Musical; Processo Compositivo; Modelo de acompanhamento do processo composicional; Bottom-up; Top-down
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da prática compositiva do autor na forma de memoriais de composição. O objetivo principal do trabalho é relatar o deslocamento do fazer criativo do autor, que era mais voltado à manipulação de materiais por meio de técnicas, para uma abordagem com foco em metas e princípios compositivos. Apresenta uma fundamentação teórica organizada segundo as instâncias do Modelo de acompanhamento do processo composicional proposto por Silva (2010a), listando Metas, Princípios, Materiais, e Técnicas que congregam elementos gerais utilizados nas composições aqui apresentadas. Apresenta os memoriais das obras Uirapuru, para quinteto de flautasdoce, Algoritmico, para quinteto de metais, Hircus, para quinteto de cellos, Tapioca, para quinteto de metais, Momentos Eternos, para grupo misto, Mandioca, para trio de sopros e Autóctones, para saxofone solo. Os memoriais das obras foram confeccionados com base no Modelo de Silva, listando as instâncias do modelo como seções que descrevem o percurso criativo de cada obra e, por fim, comentário conclusivos sobre cada composição.