ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE METAL: ASPECTOS
METODOLÓGICOS E TÉCNICO-INTERPRETATIVOS A PARTIR DAS
ORQUESTRAS DE METAIS LYRA TATUÍ E LYRA BRAGANÇA
Performance musical. Educação musical. Ensino coletivo. Instrumentos de
metal.
A pesquisa aqui apresentada está inserida no limiar entre a performance e a educação musical
considerando aspectos importantes do fazer musical propriamente dito e das possibilidades de
ensino coletivo das situações pesquisadas. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo
compreender os principais aspectos metodológicos e técnico-interpretativos que caracterizam
a formação de instrumentistas a partir do ensino coletivo nas Orquestras de Metais Lyra Tatuí
e Lyra Bragança. Este trabalho se desenvolveu metodologicamente com base na pesquisa
bibliográfica, documental e em entrevistas semiestruturadas com os principais atores
envolvidos, assim como na observação in loco dos projetos pesquisados, sendo possível
coletar informações fundamentais para o desenvolvimento desta dissertação. Espera-se
através das análises e reflexões realizadas com base nas informações coletados nos contextos
das Orquestras de Metais Lyra Tatuí e Lyra Bragança, contribuir de forma significativa para a
prática musical e o ensino coletivo dos instrumentos de metal.