INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DO ACORDEON: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
Educação Musical; Ensino de Instrumento; Acordeon
Esta pesquisa busca investigar a prática docente de três professores de acordeon, graduados no curso de Música - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais especificamente no que se refere a iniciação musical através do acordeon. Pretende entender os processos educacionais e sua possível relação com as ideias do educador musical Keith Swanwick (1937) e a proposta do modelo C(L)A(S)P. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso como procedimento metodológico, tomando por base a documentação, as entrevistas semi-estruturadas e a análise dos dados. Como fundamentação teórica, além dos princípios de Keith Swanwick, buscou-se apoio nos trabalhos de autores como: França (2002), Hentschke (2001), Weiss e Louro (2011), Queiroz (2004), Del Ben (2003), Arroyo (2000), Yin (2015), Marconi e Lakatos (2010) entre outros. Desta forma, espera-se contribuir para a ampliação dos estudos voltados ao ensino do acordeon e à educação musical propondo uma aproximação das atividades de ensino deste instrumento com os princípios do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick.