A TROMPA E A MÚSICA BRASILEIRA POPULAR NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Pratica instrumental, Musica Brasileira Popular
Os estudos acerca da prática e ensino instrumental tem sido bastante discutido nos últimos anos. Considerando essa realidade, observa-se a aplicação das novas abordagens de ensino adentrando cada vez mais o âmbito acadêmico. Essa realidade é visível na música popular, que por sua vez vem ganhando espaço nesse contexto e sendo evidenciada na trompa. Considerando essa realidade, esta dissertação apresenta a efetivação da música popular como nova formação aos discentes do curso de Bacharelado em trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O trabalho tem como objetivo geral dissertar acerca da música brasileira popular no curso de bacharelado em trompa e apontar as perspectivas e direcionamentos desse ensino. A metodologia comtemplou pesquisas bibliográficas, pesquisa documental, questionários, entrevistas com os alunos e o professor responsável, bem como experiências empíricas a partir da atuação do professor. No contexto estudado foi possível observar que a música popular é trabalhada de maneira efetiva, ainda que não se tenham materiais específicos, sendo os aspectos trabalhados a partir de materiais adaptados de outros instrumentos, contando ainda com a vivencia do professor entrevistado. Fica claro a partir das informações coletadas que essa nova abordagem é uma possibilidade de expandir o leque interpretativo, profissional e formativo.