Obras para trompa compostas por membros do COMPOMUS/UFPB:Características técnico-interpretativas e direcionamentos pedagógicos
Práticas interpretativas; Ensino de instrumento; Repertório brasileiro dos séculos XX e XXI; e Trompa.
Esta pesquisa está inserida no âmbito da prática instrumental e do Ensino do Instrumento. Apesar do recente crescimento das práticas interpretativas como campo de estudos, ainda é pequeno o número de trabalhos se considerarmos especialmente instrumentos de orquestra como a trompa, objeto de estudo deste trabalho. Nessa direção, esta dissertação tem como objetivo geral identificar características e apontar direcionamentos técnico-interpretativos e pedagógicos em obras para trompa compostas por membros do Laboratório de Composição Musical – COMPOMUS, com ênfase nos compositores Marcílio Onofre e José Orlando Alves. Os objetivos específicos consistem em: identificar obras escritas para trompa pelos referidos compositores; selecionar as principais obras compostas pelos compositores mencionados destacando aquelas que mais exploram tecnicamente o instrumento; identificar características técnico-interpretativas das principais obras escritas para o instrumento por esses compositores; a partir das características técnico-interpretativas das obras apresentar perspectivas pedagógicas; relacionar as características técnico-interpretativas das peças estudadas com o ensino do instrumento atual; identificar as principais composições brasileiras para o instrumento no século XXI. Espero a partir deste trabalho, de cunho qualitativo, contribuir no universo da pesquisa de um instrumento pouco estudado, apontando perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas para um repertório pouco tocado na realidade da trompa no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica, documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os compositores das obras coletarei informações que serão fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Espero a partir deste trabalho contribuir para o desenvolvimento técnico-interpretativo e pedagógico da trompa assim como estimular novos intérpretes a pesquisar sobre o instrumento.