Etnopedagogia na formação musical: uma pesquisa sobre o ensino da mbira nyunganyunga
Etnopedagogia; Ensino e aprendizagem instrumental; Mbira Nyunganyunga.
Esta dissertação é um estudo sobre a inserção de estratégias nativas de ensino e aprendizagem musical (etnopedagogias) na formação de futuros profissionais da música e da educação musical. O objetivo desta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós- Graduação em música da EMUFRN foi a investigação da utilização do material didático para o ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga, um instrumento musical tradicional africano, tendo em conta os processos etnopedagógicos que ressaltam o seu fazer musical em uma oficina com licenciandos da EMUFRN. O procedimento metodológico elencado para o trabalho foi a pesquisa-ação integral que percorreu 3 etapas: elaboração do material didático (pesquisa bibliográfica, documental exploratória e retrospecção); a aplicação de questionário diagnóstica para selecção dos participantes (planejamento da oficina), a observação participante e a entrevista semiestruturada (avaliação do material didático) junto a quatro estudantes de licenciatura. O trabalho preliminar aponta para possíveis desdobramentos para a área da educação musical como um exemplo prático da aplicação e funcionalidade de estratégias nativas no ensino e aprendizagem presencial dos instrumentos musicais tradicionais