INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSICAL: AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A MÚSICA MIDIÁTICA MASSIVA E A FORMAÇÃO MUSICAL DOS DISCENTES EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINOS REGULARES NA CIDADE DO NATAL-RN
Educação musical. Indústria cultural. Consumo.
Expomos aqui dados de pesquisa que pautam sobre fenômenos musicais que são balizados sobre a égide da indústria cultural. Em nossas análises levamos em considerações as constantes transformações dos processos de apropriações e transmissões musicais que interagem com os fenômenos musicais midiáticos massivos correlacionados com as vivências musicais dos alunos nas disciplinas de música do ensino regular observado. Ponderamos questões que trataram sobre a forma da humanidade conceber, vincular e consumir o valor artístico na atual contemporaneidade baseada em um locus epistemológico musical. Problematizamos também questões que versam sobre valor, gosto e estética em arte nas atuais relações impregnadas pela tecnologia e mídia em música. Correlacionamos tais aspectos com a escolha do repertório musical nos contextos de ensino e aprendizagem em três escolas na cidade do Natal-RN. Procuramos também refletir criticamente - de uma maneira geral - o papel e a influência das músicas midiáticas massivas nas práticas pedagógicas dos discentes e em suas formações humanas na educação básica.