ESTRATÉGIAS DE ESTUDO APLICADAS PARA A PERFORMANCE DE SEIS ÉTUDES DE KAROL SZYMANOWSKI
Performance. Szymanowski. Étude. Piano.
O presente trabalho tem por objetivo elencar, elaborar e aplicar estratégias de estudo na preparação de seis dos doze Études para piano Op. 33 do compositor polonês Karol Szymanowski. Como referenciais teóricos, optamos por Johnston (2002) e Williamon (2004), cujos trabalhos abordam diversas estratégias para o planejamento e preparação da performance. O planejamento dos études foi dividido em três etapas, a primeira focada na resolução dos trechos com maiores dificuldades, a segunda dedicada à construção interpretativa e ao reforço dos trechos nos quais havia dificuldades persistentes e a terceira direcionada a um polimento interpretativo, aperfeiçoando as execuções das passagens, a velocidade e a sonoridade. Todo o processo de planejamento e preparação da performance, bem como os procedimentos e estratégias adotadas em cada sessão de prática foram registradas em um diário de estudo. As informações contidas no diário forneceram dados para a construção deste trabalho e subsídios para discussões sobre todo o processo de planejamento e preparação dos seis études, objetos desta pesquisa