O processo de interiorização da EMUFRN na Região do Seridó Norte-Rio-Grandense: um estudo sobre o curso técnico em instrumento musical do PRONATEC, na cidade de Florânia/RN.
Interiorização. Programa PRONATEC. Linguagem e Estruturação Musical
Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de interiorização da Escola de Música da Universidade Federal do Rio grande do Norte (EMUFRN) na região Seridó Norte-Rio-Grandense, através do curso Técnico em Instrumento Musical (TIM) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), na cidade de Florânia/RN. Busca pesquisar e refletir sobre a formação musical de estudantes de música egressos desse curso, através da disciplina de Linguagem e Estruturação Musical. O método de investigação utilizado foi a Pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram respectivamente, a observação, aplicação de questionários e entrevistas. Para fundamentação teórica foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que fundamentam esta dissertação são: Oliveira (2013), Carmona (2017), Thiollent (2011), entre outros. Apresentou-se, para contextualizar a pesquisa, uma breve história das Filarmônicas e dos alunos egressos do PRONATEC da EMUFRN em Florânia/RN. Tendo em vista o que foi observado e analisado, concluiu-se que são muitas as críticas ao PRONATEC a nível nacional, no entanto, para o Seridó, este programa significa a oportunidade para as qualificações profissionais dos músicos de Bandas Filarmônicas.