Abordagens de estudo e performance da obra Mutationen II für Violoncello und Tomband de Claudio Santoro
Mutationen II für Violoncello und Tomband; Violoncelo; Música Eletroacústica; Claudio Santoro
Este artigo tem como objetivo estudar a escrita da obra Mutationen II für Violoncelo und Tonband, do compositor Claudio Santoro, traduzindo e compreendendo as instruções apresentadas na parte do violoncelo e da fita magnética. No processo de montagem da fita, o trabalho objetiva a elaboração da mesma com as ferramentas tecnológicas atuais, como gravação em estúdio e a utilização de programas de áudio, por exemplo, uma vez que o acesso aos gravadores propostos por Claudio Santoro na época em que a peça foi escrita se tornou muito difícil. Como produtos da pesquisa teremos ainda: registro fonográfico da obra, edição de partitura em português, pois atualmente temos apenas o manuscrito em língua alemã, facilitando o processo de aprendizado da peça por possíveis novos intérpretes, bem como a realização de performances públicas, difundindo assim a obra, que é uma das precursoras do repertório eletroacústico escrito para violoncelo