PLANEJAMENTO DE SESSÕES DE ESTUDO POR ALUNOS VIOLONISTAS: análises e proposições sobre um tema esquecido
Planejamento de Sessões de Estudo. Prática Deliberada. Autorregulação. Aprendizagem. Ensino Conservatorial. Violão.
O presente trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa “Planejamento de sessões de estudo por alunos violonistas: análises e proposições sobre um tema esquecido”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O material apresentado busca contextualizar o tema e a problemática da pesquisa, apontando os principais aportes teóricos e relatando os resultados parciais. A pesquisa tem como objetivo geral a compreensão da relação entre o planejamento dos hábitos de estudos – mais especificamente dos conteúdos e objetivos a serem trabalhados durante uma sessão de estudo – e o aprendizado da performance. Com base nos conceitos de prática deliberada (ERICSSON; KRAMPE; TESCH-ROMER, 1993), autorregulação (LEON-GUERRERO, 2008) e ensino conservatorial (CERQUEIRA; ZORZAL; ÁVILA, 2012), foi empreendido um estudo de caso, cuja população investigada foi a dos alunos violonistas do curso de Bacharelado em Música da UFRN (N=7), e que partiu da análise dos dados colhidos através da realização de entrevistas com os discentes. Os resultados obtidos até o momento constroem um diagnóstico acerca dos hábitos de estudo da população investigada, e apontam para uma baixa incidência de utilização – por parte dos alunos – de estratégias de planejamento de suas sessões de estudo, sendo observada a adoção de rotinas de prática herdadas do modelo conservatorial, ainda vigente nas universidades brasileiras. Como efeito, foi possível constatar a necessidade de ampliação das discussões a respeito do ensino e aprendizagem da performance entre alunos universitários, sobretudo no que tange aos seus hábitos de estudo.