As relações entre o contexto dos alunos e suas concepções sobre ensino de música na educação básica
Educação Musical, Contexto, Concepções, Educação Básica.
Por intermédio de uma experiência compartilhada com jovens educandos provenientes de uma escola localizada em uma periferia de Natal/RN, busco, neste trabalho, identificar relações entre o contexto em questão e as concepcções e expectativas que alunos imersos nele tem sobre ensino de música na educação básica. Na fundamentação teórica, apresento um histórico da Modernidade na Educação e na Educação Musical e apresento traços de manifestação deste paradigma ainda na contemporaneidade. Assim, são evidenciadas adversidades educacionais provenientes de propostas da Modernidade na Educação (Musical), tais como o enquadramento metodológico, a sistematização engessada das ações pedagógicas, a uniformização dos alunos, o distanciamento entre alunos e professores, a incoerência entre a experiência dos alunos e conteúdos apresentados. Em seguida, apresento que, dentre outros fatores, o amadurecimento das áreas da Antropologia e Etnomusicologia contribuíram para a crise da Modernidade e indico aspectos referentes ao paradigma da contemporaneidade na Educação e na Educação Musical. Apresento como símbolo relevante no ideal contemporâneo educacional a construção de pontes entre educador e educandos, que, de um lado para o outro, conectam realidades, culturas, saberes, abordagens e intercâmbios sociais. Assim, evidencio a importância da aproximação entre o educador e os educandos e seus contextos para o desenvolvimento de práticas educacionais significativas. Em um aprofundamento neste tema, exponho uma breve revisão de literatura sobre a importância de ouvir a voz do alunado, expondo estudos que apresentam experiências práticas de melhora escolar a partir da escuta da voz do alunado e, mais especificamente, estudos sobre sobre a escuta das concepções dos educandos na Educação Musical. Para cumprir com o objetivo de identificar as relações entre o contexto dos alunos e suas concepções sobre ensino de música na educação básica, foram utilizados os instrumentos de coleta de dados: observação participante, diário de campo, registros fotográficos, entrevistas e grupos focais. Na delimitação do contexto, foram traçados dados acerca do bairro - incluindo histórico, índice de qualidade de vida e estudos da violência - assim como informações acerca da escola. Descrevo, sob um olhar etnográfico, algumas vivências no espaço escolar, compartilhadas com alunos e funcionários, as quais auxiliaram na compreensão do contexto investigado. A partir das informações coletadas nos grupos focais, delineio uma série de informações referentes aos seguintes tópicos: Problemas sociais, Perspectivas de vida, Atividades extra-escolares e hobbies, Religião, Conhecimentos musicais, Contatos musicais na escola, Contatos musicais fora da escola, Preferências musicais, Concepções e expectativas quanto às aulas de música. A análise de dados ainda está em andamento.