POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM DUAS OBRAS DE STEVE REICH: CLAPPING MUSIC (1972) E EIGHT LINES (1983)
Steve Reich. Minimalismo. Percussão. Dispositivos Eletrônicos. Adaptação.
O presente trabalho tem por finalidade apresentar novas possibilidades de interpretação para obras do compositor norte-americano Steve Reich (1936 -), executadas por um único percussionista e aparatos tecnológicos. Tal motivação está relacionada a constatação da ausência de obras deste compositor escritas especificamente para instrumentos de percussão e executadas por um único intérprete, ou seja, com caráter solista. Para tanto, foram escolhidas as obras Clapping Music (1972) e Eight Lines (1983). Percussionistas de renome como Kuniko Kato, Svet Stoyanov, Nathaniel Bartlett, Evelyn Glennie, dentre outros, vêm desenvolvendo adaptações para um único intérprete nas obras de Reich. A fundamentação teórica basea-se na pesquisa, análise e descrição destas adaptações. Por fim, apresentamos arranjos e as considerações relacionadas a performance das obras supracitadas, descrevendo desde os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos através
das experimentações. As performances das obras foram realizadas na EMUFRN - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.