ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PAUTA: traçando as implicações na formação docente do Curso de Música Licenciatura da UFRN
Estágio Supervisionado; Formação do Educador Musical; Música Licenciatura.
O presente trabalho apresenta as contribuições do Estágio Supervisionado obrigatório na formação inicial dos professores de música, tendo como objetivo geral analisar a trajetória deste componente curricular do Curso de Música Licenciatura da UFRN e suas implicações na formação docente dos educadores musicais. A metodologia aplicada é o estudo de caso contemplando uma abordagem qualitativa, alicerçada nos seguintes procedimentos: pesquisabibliográfica e análise em documentos oficiais. Os participantes da pesquisa foram educadores musicais atuantes nas escolas das redes pública e privada e especializadas ao ensino de música na cidade de Natal/RN, formados entre os anos de 2010 e 2014. A coleta de dados foi realizada por meio dos seguintes procedimentos: 1) aplicação de questionários; e 2) realização de entrevistas semiestruturada. A análise dos dados foi feita através do caderno de entrevistas e da gravação em áudio dos depoimentos dos participantes por meio da análise de discurso, abordando questões que remetem a uma reflexão acerca do modelo e procedimentos do Estágio Supervisionado na perspectiva de favorecer a formação de professores de música nessa instituição. Sobre os temas estudados, foi consultada a legislação vigente e como referencial teórico tem como principais contribuições no campo da Educação (MIZUKAMI, 2005-2006, 1989; PIMENTA e LIMA, 2012, 2005-2006; PIMENTA, 2012; SAVIANI, 2011, 2009) e da Educação Musical (BELLOCHIO, 2003, 2001; MATEIRO e SOUZA Orgs., 2014;BUCHMANN, 2008; AZEVEDO, 2007; TOURINHO, 1995), cujas pesquisas focam na formação docente. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir com elementos relevantes na perspectiva de conceber o estágio supervisionado fundamental no processo formativo dos professores de música.