Os processos de aprendizagem musical da pessoa com deficiência visual no projeto Esperança Viva da EMUFRN
Deficiência visual. Educação musical. Processos de aprendizagem.
Tem como objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual do projeto de extensão universitária Esperança Viva da Escola de Música da UFRN. O projeto Esperança Viva promove o ensino musical voltado para quatro tipos de necessidades educacionais especiais: autismo, surdez, síndrome de Down e deficiência visual. Está pesquisa tratará especificamente das pessoas com deficiência visual. Este trabalho será dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo, abordará a metodologia utilizada na coleta e análise dos dados. Serão observadas as aulas de música que esses alunos fazem parte: percepção, musicografia Braille e flauta doce, onde procura-se identificar os processos de aprendizagem presentes no contexto. A pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada, serão as ferramentas de pesquisa a ser utilizadas durante a investigação objetivando trazer dados qualitativos, assim como um maior aprofundamento na temática. A segunda parte, versará no que tange o universo do cego procurando trazer questões relacionadas à deficiência visual de
forma holística, bem como o relacionamento da música e a deficiência visual; na terceira parte, a análise dos dados, e finalmente, na quarta parte, será apresentado os resultados encontrados no processo de investigação. Como resultado, espera-se identificar os diversos processos de aprendizagem musical ocorridos no projeto com os alunos com deficiência visual e diante dos resultados, produzir um material bibliográfico que possa nortear atuais e futuras pesquisas nas várias áreas, como: Educação Musical Especial, Educação Musical, na Educação e áreas afins.