As Sonatas para Violoncelo e Piano de Alfred Schnittke
Violoncelo, Sonatas, Schnittke, Música de Câmara, Música Russa
O objetivo deste trabalho é abordar os aspectos interpretativos das duas sonatas para violoncelo e piano de Alfred Schnittke,tendoa primeira sonatasidocomposta em 1978 e a segunda sonata em 1994. A partir da análise dos diversos elementos poliestilísticos presentes nas Sonatas No. 1 e 2 para violoncelo e piano, pretende-se encontrarideiaspara embasar as possibilidades interpretativas inerentes à música de câmara de Schnittke, fomentando assim a pesquisa na área das Práticas Interpretativas.Realizou-se tambémuma entrevista com a violoncelista Natália Gutman,sobre (1) seu conhecimento de Schnittke e suas obras e (2) suasexperiências relacionadas ao regime políticosovético e como esteinfluencioua vidas dos artistasda época. Ao unirmos os frutos do trabalho de pesquisa com sugestões práticas para uso dos intérpretes,podemos corroborarassim a importância da afirmação de Palisca: “Queremos produzir acadêmicos musicais e músicos acadêmicos” (PALISCA, 1984, p.197).