AVANÇOS E DESAFIOS NA ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – NATAL 192, BRASIL: UM ESTUDO DE CASO.
Urgência e emergência, atenção pré-hospitalar, regulação, protocolos, método qualitativo.
OBJETIVOS. O objetivo deste artigo foi identificar avanços e desafios da atenção às vítimias de acidentes e violências no serviço SAMU-Natal.
CENÁRIO DO ESTUDO. O estudo foi realizado na sede central do SAMU, em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
DESENHO DO ESTUDO. Trata-se de Estudo de Caso exploratório com abordagem qualitativa.
MÉTODOS DE COLETA DE DADOS. Foi realizada entrevista semi-estruradado com 21 profissionais, 13 médicos e 8 enfermeiros. As entrevistas foram gravadas e transcritas na sede do Serviço de Atendimento Mível de Urgenica.
PRINCIPAIS RESULTADOS. Foram identificados como avanços: equipes completas, materias e equipamentos adequados, treinamentos e educação continuada dos profissionais. Como desafios destacam-se: insuficiência nos encaminhamentos das vítimas, necessidade de políticas educacionais para prevenção de agravos, ausencia de protocolos internos e fragilidades dos registros e regulação.
CONCLUSÕES. A avaliação foi positiva quanto às estruturas físicas, o recursos materiais e equipamentos considerados satisfatórios e suficientes para a realização das ações de atenção às vítimas, com qualidade. É necessário melhorar o sistema de informação, melhorias na prevenção de acidentes e violências, articulação com a rede, garantias da gestão municipal de atenção nos serviço de referencia e um política de recursos humanos que supere a rotatividade e terceirização.