Banca de QUALIFICAÇÃO: OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO
DATA: 03/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

AVANÇOS E DESAFIOS NA ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – NATAL 192, BRASIL: UM ESTUDO DE CASO.


PALAVRAS-CHAVES:

Urgência e emergência, atenção pré-hospitalar, regulação, protocolos, método qualitativo.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

OBJETIVOS. O objetivo deste artigo foi identificar avanços e desafios da atenção às vítimias de acidentes e violências no serviço SAMU-Natal.  
CENÁRIO DO ESTUDO. O estudo foi realizado na sede central do SAMU, em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
DESENHO DO ESTUDO. Trata-se de Estudo de Caso exploratório com abordagem qualitativa.
MÉTODOS DE COLETA DE DADOS. Foi realizada entrevista semi-estruradado com 21 profissionais, 13 médicos e 8 enfermeiros. As entrevistas foram gravadas e transcritas na sede do Serviço de Atendimento Mível de Urgenica.
PRINCIPAIS RESULTADOS. Foram identificados como avanços: equipes completas, materias e equipamentos adequados, treinamentos e educação continuada dos profissionais. Como desafios destacam-se: insuficiência nos encaminhamentos das vítimas, necessidade de políticas educacionais para prevenção de agravos, ausencia de protocolos internos e fragilidades dos registros e regulação.
CONCLUSÕES. A avaliação foi positiva quanto às estruturas físicas, o recursos materiais e equipamentos considerados satisfatórios e suficientes para a realização das ações de atenção às vítimas, com qualidade. É necessário melhorar o sistema de informação, melhorias na prevenção de acidentes e violências, articulação com a rede, garantias da gestão municipal de atenção nos serviço de referencia e um política de recursos humanos que supere a rotatividade e terceirização.   


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Notícia cadastrada em: 30/10/2014 11:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao