JOSÉ BEZERRA GOMES E O CICLO DO ALGODÃO NO SERIDÓ POTIGUAR: implicações estilísticas na poética do autor-criador
José Bezerra Gomes. Romances. Ciclo do Algodão. Estilo. Poética do Algodão.
Esta pesquisa tem por objetivo central criar inteligibilidades acerca da possível influência do Ciclo do Algodão no Seridó potiguar sobre a construção estilística do autor-criador nos seguintes romances de temática rural do escritor curraisnovense José Bezerra Gomes: Os brutos, Ouro Branco e A porta e o vento. Para tanto, assume-se, do ponto de vista teórico-metodológico, os postulados do Círculo de Bakhtin, especialmente as noções de linguagem, enunciado literário, vozes sociais, relações dialógicas e estilo. O estudo situa-se no escopo da Linguística Aplicada, área indisciplinar e fronteiriça cujo foco é a linguagem em situação concreta de uso, e adota o paradigma indiciário-interpretativista de base sócio-histórica. As leituras-escutas dos romances possibilitaram perceber diversas vozes sociais ali representadas e enxergar diversas formas de diálogo, todas atravessadas por (e refratárias de) visões de mundo em constante embate, as quais, devido ao gerenciamento e ao acabamento dados pelo autor-criador, acabam por imprimir aos enunciados um tom social-individual, um estilo particular frente aos discursos circulantes em seu meio. Embates ideológicos envolvendo a voz da tradição em defesa do casamento, a negação de imagens estereotipadas de sertão, a metaforização de uma arena de combate e a poetização da linguagem prosaica são algumas das relações dialógicas que contribuem para a construção do estilo bezerriano nos romances escutados. Constata-se que todos esses embates dialógicos e ideológicos são perpassados pelo ideário do chamado Ciclo do Algodão, período áureo vivido no Seridó potiguar que transformou aquele espaço do ponto de vista social, cultural, político e econômico durante mais de um século (de 1860 a 1980). Considerando a mobilização e a dialogização, nos romances, de inúmeros elementos alusivos a esse período, defende-se a tese de que ele influenciou o estilo de José Bezerra Gomes, de modo a constituir uma espécie de “Poética do Algodão” no projeto de dizer do mencionado autor-criador.