Quadro de disciplinas para 2023.2

 

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS PARA 2023.1

 

Disciplina Geral

           

ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

TERÇA

QUARTA

  • Linguagem e cognição

Docente:  Mahayana



  • Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto 

Docentes: Sulemi, Graça e Passeggi

  • Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LTD

Docentes: Paulo, Graça, Sulemi, Nedja

QUINTA

SEXTA

  • Tópicos em LTD

Disciplinas (com ementa) e docentes

1. Variação discursiva e escrita

Docente: Maria Alice Tavares

 

2. Análise textual e discursiva - ATD. Categorias e metodologias de análise. Análise dos discursos constituintes, com foco nos discursos religioso, jurídico e político. 

Docentes: Profa Graça Soares; Luis Passeggi



  • Tópicos em LTD

Disciplinas (com ementa) e docentes

 

1. Mudança linguística na perspectiva funcional centrada no uso

Docentes: Edvaldo Bispo, com 1 crédito, e Fernando da Silva Cordeiro (UFERSA), com 3 créditos. Serão aceitos alunos especiais.

             

 

ESTUDOS EM LITERATURA COMPARADA

TERÇA

QUARTA

  • Literatura e representações sociais 

Docente: Rosanne Bezerra de Araújo

Aceito alunos especiais

  • Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LC

Docente: Kátia Aily Franco de Camargo

QUINTA

SEXTA

  • Tópicos em LC: 

Disciplinas (com ementa) e docentes

 

1. Tradução (e) cultura(l) no contexto de Literatura Comparada: Tradições e Novos Desafios

Docente: Wiebke Röben de Alencar Xavier

 

2. O discurso na vida e o discurso no romance

Docente:  Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (aceito alunos especiais)

 

3. Representações da violência na literatura

Docente: Regina Simon da Silva

 

4- Representações das diásporas coloniais nas literaturas latino-americanas de língua francesa

Docente: Danielle Grace de Almeida (aceito alunos especiais)

 

5. Antropofagia, apropriação cultural e literatura

Docente: Samuel Anderson de Oliveira Lima (aceito alunos especiais)

  • Tópicos em LC

Disciplinas (com ementa) e docentes

 

1. O conto fantástico brasileiro

Docente:: Antonia Marly Moura da Silva

Obs.: em caso de renovação do contrato 

 

2. Estudos de gênero e pensamento queer

Docente: Mauro Dunder

(aceito alunos especiais)

 

ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA

TERÇA

QUARTA

  • Discurso, cultura e sociedade 

Docente(s): 



  • Gêneros textuais/discursivos e ensino

Docentes: Maria do Socorro Oliveira e  Ivoneide Bezerra Santos-Marques

  • Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LA 

Docente(s)

QUINTA

SEXTA

  • Tópicos em LA

Disciplinas (com ementa) e docentes


 

PERCURSOS INTERSEMIÓTICOS EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Docente:Penha Casado


  • Tópicos em LA

Disciplinas (com ementa) e docentes

 


DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  

Glícia Tinoco

 
 
 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 1. As disciplinas que aceitam alunos especiais estão indicadas no quadro com a oração “Aceita(m) alunos especiais” . Aquelas em que NÃO há essa indicação somente aceitam alunos regulares do curso.

 

2.  TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO REALIZADAS NO TURNO VERPERTINO, ENTRE 14H E 17H30 ( DEPENDENDO DA DISCIPLINA, ALGUMAS TERMINAM MAIS TARDE ( 18H ).

 

 

EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2023.2

 

Tópicos em LTD


1. Variação discursiva e escrita

Ementa: Variação discursiva: aspectos teórico-metodológicos. Variação discursiva e gênero textual. Variação discursiva na modalidade escrita da língua. Variação discursiva e ensino de língua portuguesa. 


2. Mudança linguística na perspectiva funcional centrada no uso

Ementa: Estudo da mudança linguística em perspectiva funcional centrada no uso. Mecanismos e fontes da mudança linguística. Gramaticalização, mudanças construcionais e construcionalização. Análise de processos de mudança em fenômenos morfossintáticos do Português Brasileiro.


 

Tópicos em LC


1. Tradução (e) cultura(l) no contexto de Literatura Comparada: Tradições e novos desafios 

Ementa: Tendo em vista que o exercício do comparativismo “colabora para o entendimento do Outro” (Carvalhal, 1997, p. 8), vários podem ser os caminhos do comparatista, considerando as tradições e os novos desafios da área. Numa perspectiva interdisciplinar será discutida a tradução no sentido mais amplo possível, do “translational turn” (Bachmann-Medick), passando pela via da estética da recepção, da intertextualidade, pela trilha dos polissistemas literários e pelas multifaces dos processos de transferências culturais e da sociologia da cultura.


2. O discurso na vida e o discurso no romance 

Ementa: O discurso pela perspectiva do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Palavra ideológica e construção do enunciado concreto. A palavra na vida e a palavra na literatura. O romance como gênero literário. O discurso no romance. A arquitetônica romanesca (conteúdo, material e forma). 


3. Representações da violência na literatura

Ementa: Estudo dos aspectos relacionados à questão da violência e sua representação na literatura. As diversas formas de violência refletidas em obras literárias em diferentes épocas e países. O corpo feminino como foco privilegiado da violência.


4. Representações das diásporas coloniais nas literaturas latino-americanas de língua francesa

Ementa: O curso pretende, primeiramente, se debruçar sobre autores e conceitos que ajudam a refletir sobre a produção literária em língua francesa de regiões marcadas por diásporas coloniais. Em um segundo momento, procura-se examinar, através da leitura de obras literárias, características que traçam um paralelo entre essas produções e a construção de representações identitárias, que nos permitem considerar a literatura da América Latina, incluindo o Brasil, como um espaço de interfaces culturais e artísticas. 

5. O conto fantástico brasileiro

Ementa: A transgressão do fantástico. O fantástico: hesitação ou ambiguidade. Fantástico, fantásticos.  O conto fantástico no Brasil contemporâneo. 


6. Estudos de gênero e pensamento queer 

Ementa: A noção de “gênero”. Dispositivos de controle da sexualidade segundo Foucault. Performances de gênero e a teoria de Judith Butler. Corpos abjetos e dissidentes. A noção de “queer” e sua relação com a produção literária.


7. Antropofagia, apropriação cultural e literatura

Ementa: Estudo dos manifestos vanguardistas de Oswald de Andrade, que nos possibilitam enxergar o canibalismo como apropriação cultural e compreender o olhar do estrangeiro sobre nós e o encadeamento entre o bom e o mau selvagem; relação entre o Barroco e a Antropofagia na Literatura Brasileira; Pau Brasil e a antropofagia hoje.


Tópicos em LA


PERCURSOS INTERSEMIÓTICOS EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Docente:Penha Casado



           
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