UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS PARA 2023.1
Disciplina Geral
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
||||||
TERÇA |
QUARTA |
|||||
Docente: Mahayana
Docentes: Sulemi, Graça e Passeggi |
Docentes: Paulo, Graça, Sulemi, Nedja |
|||||
QUINTA |
SEXTA |
|||||
Disciplinas (com ementa) e docentes 1. Variação discursiva e escrita Docente: Maria Alice Tavares
2. Análise textual e discursiva - ATD. Categorias e metodologias de análise. Análise dos discursos constituintes, com foco nos discursos religioso, jurídico e político. Docentes: Profa Graça Soares; Luis Passeggi
|
Disciplinas (com ementa) e docentes
1. Mudança linguística na perspectiva funcional centrada no uso Docentes: Edvaldo Bispo, com 1 crédito, e Fernando da Silva Cordeiro (UFERSA), com 3 créditos. Serão aceitos alunos especiais. |
|||||
ESTUDOS EM LITERATURA COMPARADA |
|
TERÇA |
QUARTA |
Docente: Rosanne Bezerra de Araújo Aceito alunos especiais |
Docente: Kátia Aily Franco de Camargo |
QUINTA |
SEXTA |
Disciplinas (com ementa) e docentes
1. Tradução (e) cultura(l) no contexto de Literatura Comparada: Tradições e Novos Desafios Docente: Wiebke Röben de Alencar Xavier
2. O discurso na vida e o discurso no romance Docente: Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (aceito alunos especiais)
3. Representações da violência na literatura Docente: Regina Simon da Silva
4- Representações das diásporas coloniais nas literaturas latino-americanas de língua francesa Docente: Danielle Grace de Almeida (aceito alunos especiais)
5. Antropofagia, apropriação cultural e literatura Docente: Samuel Anderson de Oliveira Lima (aceito alunos especiais) |
Disciplinas (com ementa) e docentes
1. O conto fantástico brasileiro Docente:: Antonia Marly Moura da Silva Obs.: em caso de renovação do contrato
2. Estudos de gênero e pensamento queer Docente: Mauro Dunder (aceito alunos especiais) |
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA |
|
TERÇA |
QUARTA |
Docente(s):
Docentes: Maria do Socorro Oliveira e Ivoneide Bezerra Santos-Marques |
Docente(s) |
QUINTA |
SEXTA |
Disciplinas (com ementa) e docentes
PERCURSOS INTERSEMIÓTICOS EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
Disciplinas (com ementa) e docentes |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Glícia Tinoco
2. TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO REALIZADAS NO TURNO VERPERTINO, ENTRE 14H E 17H30 ( DEPENDENDO DA DISCIPLINA, ALGUMAS TERMINAM MAIS TARDE ( 18H ).
EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2023.2
Tópicos em LTD
1. Variação discursiva e escrita
Ementa: Variação discursiva: aspectos teórico-metodológicos. Variação discursiva e gênero textual. Variação discursiva na modalidade escrita da língua. Variação discursiva e ensino de língua portuguesa.
2. Mudança linguística na perspectiva funcional centrada no uso
Ementa: Estudo da mudança linguística em perspectiva funcional centrada no uso. Mecanismos e fontes da mudança linguística. Gramaticalização, mudanças construcionais e construcionalização. Análise de processos de mudança em fenômenos morfossintáticos do Português Brasileiro.
Tópicos em LC
1. Tradução (e) cultura(l) no contexto de Literatura Comparada: Tradições e novos desafios
Ementa: Tendo em vista que o exercício do comparativismo “colabora para o entendimento do Outro” (Carvalhal, 1997, p. 8), vários podem ser os caminhos do comparatista, considerando as tradições e os novos desafios da área. Numa perspectiva interdisciplinar será discutida a tradução no sentido mais amplo possível, do “translational turn” (Bachmann-Medick), passando pela via da estética da recepção, da intertextualidade, pela trilha dos polissistemas literários e pelas multifaces dos processos de transferências culturais e da sociologia da cultura.
2. O discurso na vida e o discurso no romance
Ementa: O discurso pela perspectiva do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Palavra ideológica e construção do enunciado concreto. A palavra na vida e a palavra na literatura. O romance como gênero literário. O discurso no romance. A arquitetônica romanesca (conteúdo, material e forma).
3. Representações da violência na literatura
Ementa: Estudo dos aspectos relacionados à questão da violência e sua representação na literatura. As diversas formas de violência refletidas em obras literárias em diferentes épocas e países. O corpo feminino como foco privilegiado da violência.
4. Representações das diásporas coloniais nas literaturas latino-americanas de língua francesa
Ementa: O curso pretende, primeiramente, se debruçar sobre autores e conceitos que ajudam a refletir sobre a produção literária em língua francesa de regiões marcadas por diásporas coloniais. Em um segundo momento, procura-se examinar, através da leitura de obras literárias, características que traçam um paralelo entre essas produções e a construção de representações identitárias, que nos permitem considerar a literatura da América Latina, incluindo o Brasil, como um espaço de interfaces culturais e artísticas.
5. O conto fantástico brasileiro
Ementa: A transgressão do fantástico. O fantástico: hesitação ou ambiguidade. Fantástico, fantásticos. O conto fantástico no Brasil contemporâneo.
6. Estudos de gênero e pensamento queer
Ementa: A noção de “gênero”. Dispositivos de controle da sexualidade segundo Foucault. Performances de gênero e a teoria de Judith Butler. Corpos abjetos e dissidentes. A noção de “queer” e sua relação com a produção literária.
7. Antropofagia, apropriação cultural e literatura
Ementa: Estudo dos manifestos vanguardistas de Oswald de Andrade, que nos possibilitam enxergar o canibalismo como apropriação cultural e compreender o olhar do estrangeiro sobre nós e o encadeamento entre o bom e o mau selvagem; relação entre o Barroco e a Antropofagia na Literatura Brasileira; Pau Brasil e a antropofagia hoje.
Tópicos em LA
PERCURSOS INTERSEMIÓTICOS EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Docente:Penha Casado