UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS PARA 2023.1
Disciplina Geral
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1)Língua: uso e estrutura
2) Linguísticas sociocognitivas e interacionais e estudo do texto
|
Teorias Linguísticas contemporâneas |
Tópicos em LTD |
Tópicos em LTD: 1) Processamento de expressões referenciais - aceita alunos especiais
2) "Análise textual do discurso religioso”
3) Atividades metalinguísticas em processos de escritura e tradução de textos |
Docente(s) |
1) Edvaldo Bispo
2) Sulemi Fabiano ; Graça Soares ; Luis Passeggi - a disciplina aceita alunos especiais. |
1 Clemilton 2. Alice 3. Angélica |
Maria Alice Tavares |
1) Mahayana
2) Graça Soares ; Luis Passeggi ; Alessandra Castilho - a disciplina aceita alunos especiais.
3)Maria Hozanete - Aceita Aluno especial |
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Estudos de Letramento
A disciplina aceita alunos especiais
|
Teorias Contemporâneas do Discurso
|
Tópicos em LA Ensino de argumentação emancipatória Aceita alunos especiais |
|
Docente(s) |
|
Maria do Socorro Oliveira e Ivoneide |
Maria da Penha e Cellina |
Glícia A. Tinoco |
|
|
|
|
|
Concepção dialógica de linguagem: abordagem teórica e metodológica Aceita alunos especiais |
|
Docente(s) |
|
|
|
Maria da Penha |
|
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Literatura e tradição
2) Poéticas em suas múltiplas experimentações |
Teorias Críticas da literatura |
Tópicos em LC |
Tópicos em LC |
Docente(s) |
|
1)Katia Aily (não aceito alunos especiais)
2) Orison (aceito alunos especiais)
|
Mauro Dunder ; Rosanne Araújo ; André Pelinser
(Aceitamos alunos especiais) |
Mauro Dunder - Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista (aceito alunos especiais)
|
Antonia Marly Moura da Silva O conto brasileiro contemporâneo (aceito alunos especiais) |
2. TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO REALIZADAS NO TURNO VERPERTINO, ENTRE 14H E 17H30 ( DEPENDENDO DA DISCIPLINA, ALGUMAS TERMINAM MAIS TARDE ( 18H ).
EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2023.1
Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista (Mauro Dunder) - a questão da autoria na literatura escrita por mulheres; a ginocrítica de Elaine Showalter; as vertentes da crítica literária feminista; visões do feminismo na contemporaneidade.
O conto brasileiro contemporâneo(Antonia Marly): O conto brasileiro: tradição e renovação do gênero. Tendências do conto contemporâneo no Brasil: seus mestres, seus expoentes e imbricações com o simbólico e o ideológico que o tangenciam.
Variação Discursiva (Maria Alice Tavares): Introdução à sociolinguística variacionista. Variação discursiva: aspectos teórico-metodológicos. Fenômenos de variação discursiva no português brasileiro e em outras línguas. Variação discursiva e gênero textual. Variação discursiva e ensino de língua portuguesa.
Processamento de expressões referenciais (LTD - Mahayana): O problema do processamento online da referência. Teorias de processamento anafórico e discursivo nos estudos psicolinguísticos. Resolução de ambiguidade, produção de expressões referenciais e modelos probabilísticos de processamento e cognição.
Ensino de argumentação emancipatória (Glicia Marili) : Proposta de ensino de argumentação que se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos estudos de argumentação como processo interacional e na perspectiva da educação crítica e emancipatória. Aspectos teóricos e metodológicos. Pesquisas em desenvolvimento no Brasil e no exterior. Relações dessa proposta com a Base Nacional Comum Curricular. Perspectivas de aplicação em salas de aula de educação básica e ensino superior.
Concepção dialógica de linguagem: abordagem teórica e metodológica (maria da penha): Concepção de linguagem. Funcionamento sígnico. Ideologia. Vozes sociais. Valoração. Análise de enunciados concretos.