INVESTIGAÇÃO DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS DIAGNOSTICADOS COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA – LLA.
Leucemia Linfóide Aguda; Avaliação Neuropsicológica; Neurodesenvolvimento; Oncologia Pediátrica; Quimioterapia Intratecal.
O presente trabalho investigou o funcionamento cognitivo de crianças diagnosticadas com Leucemia Linfóide Aguda (LLA) acompanhadas em instituições oncológicas pediátricas no município de Natal/RN. Participaram deste estudo 20 crianças diagnosticadas com LLA, de ambos os sexos, com idades entre seis e doze anos, que estavam em tratamento (n=10) e fora de tratamento há pelo menos 1 ano (n=10) e foram submetidas exclusivamente à quimioterapia como profilaxia do SNC. O protocolo de avaliação neuropsicológica utilizado contemplou as seguintes habilidades cognitivas: capacidade intelectiva, sistemas atencionais e de memória e funções executivas. Os dados foram analisados através de medidas descritivas e inferenciais com o auxílio do Teste U de Mann-Whitney e Teste t, considerando-se a influência das variáveis sexo, idade ao diagnóstico e tempo decorrido desde o início do tratamento sobre o desempenho das crianças. A avaliação da capacidade intelectiva revelou baixas pontuações para os grupos fora de tratamento, sexo feminino (com p<0,05 para QIV e QIE) e crianças menores de cinco anos ao diagnóstico (com p<0,05 para QIT e IOP). Quanto aos sistemas atencionais os grupos apresentaram desempenho dentro do esperado. De forma relevante, na avaliação das funções executivas foram encontradas pontuações reduzidas em todos os grupos, com destaque para o grupo em tratamento. A avaliação da memória indicou desempenho rebaixado em itens concernentes à evolução da aprendizagem e evocação espontânea após interferência para os diversos grupos. Conclui-se que estas informações apresentam consonâncias e dissonâncias com a literatura da área, aludindo à ocorrência de impactos transitórios e permanentes associados à intrusão de componentes quimioterápicos no curso maturacional do SNC. Espera-se que a presente investigação e o desenvolvimento de estudos semelhantes possibilitem maior compreensão acerca da modalidade, extensão e repercussão de tais prejuízos, subsidiando o desenvolvimento de estratégias que possam minimizá-los e proporcionar maior qualidade de vida para este subgrupo clínico.