Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA LÚCIA NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA LÚCIA NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE
DATA : 24/03/2026
HORA: 15:00
LOCAL: LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA
TÍTULO:

Síndrome dos Cuidados Pós-Intensivo: desfechos físicos, cognitivos e psicológicos em pacientes e impacto psicológico em familiares


PALAVRAS-CHAVES:

unidades de terapia intensiva, resultados de cuidados críticos; sobreviventes; cuidadores


PÁGINAS: 169
RESUMO:

Objetivo: avaliar e comparar os desfechos físicos, cognitivos e de saúde mental associados à Síndrome de Cuidados Intensivos em pacientes e familiares, considerando fatores associados, bem como coocorrência, correlação e diferenças desses desfechos no contexto paciente-família. 
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal e comparativo realizado em um hospital universitário do nordeste do Brasil, aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa, sob o parecer nº 7.321.526. Foram incluídos 80 pacientes adultos (≥ 18 anos) com permanência na UTI ≥ 72 horas e um familiar mais próximo que estivesse diretamente envolvido nos cuidados durante o período de internação na UTI. Foram excluídos os pacientes em condições clínicas muito grave para responder à avaliação, com comprometimento físico ou psíquico que inviabilizasse a coleta, paciente readmitido na UTI e previamente avaliados, ausência de acompanhantes de primeiro grau, isolamento respiratório e cuidados paliativos. Para os familiares, foram excluídos aqueles familiares que tivessem alguma limitação que inviabilizaram a entrevista. A coleta de dados ocorreu após alta da UTI, por meio de instrumentos validados para avaliação de ansiedade, depressão a Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), estresse pós-traumático a Escala do Impacto do Evento (IES-R), funcionalidade o Índice Barthel (IB) e rastreio cognitivo a Entrevista telefônica para avaliação do estado cognitivo-modificada (TICS-M). As análises estatísticas incluíram testes de associação, comparação de médias, correlação, adotando-se nível de significância de 5%. 
Resultados: observou-se elevada frequência de sintomas de ansiedade, depressão e TEPT entre os pacientes, com expressiva coocorrência desses desfechos e associação com o comprometimento funcional, sem evidência de declínio cognitivo. Fatores sociodemográficos e clínicos pré-existentes como baixa escolaridade, funcionalidade prévia comprometida, necessidade de cuidador e histórico de sofrimento psíquico, mostraram associação significativa com os desfechos de saúde mental, enquanto gravidade da doença e o tempo de internação não apresentaram associação significativa. Entre os familiares, os resultados revelaram prevalências igualmente elevadas, e, em alguns casos, superiores às dos pacientes, além de expressiva coocorrência entre ansiedade, depressão e TEPT. O sofrimento psicológico esteve associado à pior autopercepção de saúde, histórico de sofrimento psíquico e ausência de acompanhamento de saúde mental. Na análise da díade, os sintomas emocionais estiveram presentes em ambos os grupos, com coocorrência relevante. Embora os familiares tenham apresentado prevalências numericamente superiores, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre pacientes e familiares. Foram identificadas correlações entre os sintomas emocionais, indicando interdependência com o sofrimento psicológico no contexto familiar.

Conclusão: Conclui-se que a PICS se manifesta de forma multidimensional e sistêmica, afetando
simultaneamente pacientes e familiares, o que reforça a necessidade de estratégias assistenciais
integradas e acompanhamento estruturado após a alta da UTI.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3298907 - BRUNO ARAÚJO DA SILVA DANTAS - nullPresidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Externa à Instituição - KARINA DANIELLY CAVALCANTI PINTO - SMS
Externo ao Programa - 3296783 - SAINT CLAIR GOMES BERNARDES NETO - null
Notícia cadastrada em: 04/03/2026 14:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao