A Formacao Inicial de Professores de Matematica: implicacoes das significacoes de docentes do ensino superior acerca da matematica e da educacao
Formação de Professores; Educação Matemática; Teoria Histórico-Cultural; Ensino Superior; Fracasso Escolar; Mediação Pedagógica
Este estudo fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, focando-se nas relações entre significados e sentidos no processo formativo de professores de matemática e tem como objetivo analisar as significações sobre matemática e sobre educação dos professores universitários dos cursos de licenciatura em matemática em Instituições de Ensino Superior, relacionando a construção dessas significações com os respectivos processos formativos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de duas Instituições de Ensino Superior (uma no Nordeste e outra no Sudeste do Brasil). As entrevistas possibilitaram acessar o empírico aparente que se expressou por meio dos discursos registrados e os dados foram analisados a partir da ferramenta de Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella. Os resultados indicam que as significações sobre matemática e sobre educação dos professores participantes carregam sentidos e significados de sua escolarização básica e da relação afetiva construída principalmente com professores que tiveram como referência ao longo de sua formação, sendo fortalecidas em seus processos formativos em Educação Matemática, no âmbito do ensino e da pesquisa. As significações construídas ao longo do processo formativo, que culminam nos sentidos e significados presentes nos cursos de graduação, podem contribuir para uma formação docente mais comprometida com a realidade objetiva e menos alienada. Tais resultados apontam para a importância da Educação Matemática na formação de professores, assim como para a relevância dos vínculos afetivos no processo educacional. Embora os participantes desta pesquisa tenham apresentado falas que buscam articular a matemática e a educação, assim como considerarem a Matemática uma ferramenta humana, os desafios dessa articulação ainda apontam para estruturas universitárias engessadas, representativas de dinâmicas formativas que priorizam o número de concluintes em detrimento da qualidade de sua formação, considerando o projeto hegemônico de universidade brasileira que tem sido construído ao longo dos anos. Assim, cabe às instituições formadoras contribuir para a construção de sentidos sobre matemática e educação, articulando essas duas áreas do saber, de modo a possibilitar novos horizontes para a aprendizagem matemática no Brasil.