Banca de QUALIFICAÇÃO: HEDYANNE GUERRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEDYANNE GUERRA PEREIRA
DATA : 08/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A literatura como recurso de intervenção psicológica para o enfrentamento do  câncer infantil


PALAVRAS-CHAVES:

Câncer infantil; Luto infantil; Literatura infantojuvenil; Biblioterapia;  Morte.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

O câncer infantil e tratamento oncológico envolvem a vivência de diferentes  situações e emoções. Mesmo com altos índices de cura e sobrevida, as crianças precisam lidar com a  possibilidade da própria morte e com a morte de companheiros de tratamento. Na infância, além de  dolorosa, a morte é um processo difícil de compreender, pois os adultos costumam ter dificuldade de  conversar sobre morte com a criança, acreditando protegê-la. Em função disso, pode haver aumento a ansiedade, solidão e angústia, além de prejuízos no desenvolvimento infantil. Nesse contexto, é  necessário oferecer cuidado integral, através de suporte psicossocial e lúdico, utilizando-se de  recursos, como os livros infantojuvenis, objetivando a qualidade de vida e o desenvolvimento  psicossocial infantil. Diante disso, propõe-se a elaboração e a validação de livro para o enfrentamento  da morte de crianças companheiras de tratamento oncológico, com o objetivo de psicoeducar a criança  sobre a morte e o luto, ajudar a elaborar as vivências e auxiliar no enfrentamento do processo de luto  na infância. Para tanto, realizou-se: (1) revisão integrativa da literatura; (2) estudo de caso, com  pesquisa-ação; e (3) estudo metodológico, em construção, que envolverá três pesquisas: (a)  exploratória, de caráter descritivo; (b) estudo de caso, com pesquisa-ação; e (c) pesquisa metodológica.  A análise dos dados foi/será realizada através de análise temática e/ou teste de confiabilidade.  Verificou-se que as crianças com câncer, as famílias e os profissionais vivenciam desafios, mas também  se desenvolvem enquanto pessoas e família. Ademais, constatou-se que as situações podem ser  vivenciadas de maneira menos dolorosa e traumática, caso os envolvidos recebam apoio e  proporcionem à criança cuidado lúdico que auxilie no desenvolvimento de estratégias de  enfrentamento adaptativas. Nesse contexto, os livros infantis auxiliaram na compreensão e no  enfrentamento da doença, dos procedimentos médicos e do tratamento; e no manejo do luto pela morte  de companheiros de tratamento. Concluiu-se que as intervenções lúdicas representaram fatores de  proteção e que o papel do adulto é acompanhar e fornecer apoio, ajudando a criança a compreender,  a expressar as suas emoções e a aprender a lidar com os desafios inerentes ao contexto oncológico.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAMILLA VOLPATO BROERING - UVI
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externa à Instituição - LUCIANA CARLA BARBOSA DE OLIVEIRA - UNI-RN
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 14:01
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