Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA MAGALHAES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA MAGALHAES BARROS
DATA : 28/09/2018
HORA: 17:30
LOCAL: Auditório do Laboratório de Psicologia
TÍTULO:

FUNÇÕES EXECUTIVAS, CRIATIVIDADE E DESEMPENHO INTELECTUAL EM JOVENS TALENTOSOS


PALAVRAS-CHAVES:

altas habilidades; inteligência; superdotação; criatividade


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Esforços científicos no âmbito das altas habilidades/superdotação (AH/SD) são baseados em um longo histórico de teorias e pesquisas cujo foco principal é a investigação da capacidade intelectiva. Apesar da imprecisão do construto AH/SD, os principais teóricos da área concordam que não se trata de um conceito unitário, mas de um fenômeno multifacetado a ser inferido a partir de uma constelação de traços ou características. Esta pesquisa adota o modelo triádico proposto por Renzulli (1986, 2004) . Para o autor, as AH/SD se apresentam na interação de três fatores: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e a criatividade. Esta tese explora, em especial, as características globais da criatividade e a manifestação da habilidade acima da média, notadamente relacionada ao funcionamento executivo e habilidades subjacentes de alta ordem. A presente proposta vincula-se ao Projeto Metrópole Digital da UFRN, cujo objetivo é oferecer a jovens identificados como talentosos formação e desenvolvimento de seus potenciais (Hazin et al., 2015). Pesquisas recentes apontam as funções executivas (FE) como importantes preditoras do sucesso escolar, com maior impacto para o processo de aprendizagem do que o coeficiente de inteligência (QI), o nível de leitura ou o raciocínio matemático. Nesse sentido, tal proposta justifica-se pela necessidade de explorar as relações existentes entre processos psicológicos superiores e a capacidade intelectiva, incluindo nessa equação medidas de produção criativa. Esse debate pode contribuir para o avanço na compreensão do funcionamento das funções psicológicas superiores em subgrupos específicos, auxiliando na identificação de seus potenciais e déficits, com desdobramentos importantes para a proposição de intervenções clínicas e educacionais. OBJETIVOS Diante do exposto, este projeto objetiva investigar as relações entre funções executivas, criatividade e alto potencial intelectual. Especificamente, se propõe a avaliar o nível de criatividade figural dos grupos de acordo com os fatores propostos por Nakano & Wechsler (2006); verificar a hipótese do limiar de diferenciação da amostra após determinado patamar de inteligência; definir a estrutura interna dos construtos investigados e o poder preditivo das variáveis em função dos grupos, de modo a propor o modelo de melhor ajuste para explicar o perfil de inteligência superior à média. Pretende-se atingir os objetivos citados através de três estudos: (1) Identificação de talentos na infância: instrumentos, teorias e estratégias de avaliação (revisão sistemática); (2) Desempenho em medidas de memória operacional verbal e visuoespacial em diferentes níveis de inteligência (estudo comparativo) e (3) O valor preditivo do alto potencial intelectivo nas funções executivas e na criatividade figural (estudo caso-controle). MÉTODO Foram avaliados 177 sujeitos, dos quais 100 foram selecionados na etapa de triagem, com base na intepretação da escala de percentil do teste das Matrizes Progressivas de Raven. A amostra final é composta por jovens de ambos os sexos, com idade entre 12 e 23 anos, divididos em dois grupos pareados por sexo e idade média (n=50 por grupo), a saber: GAH) grupo com inteligência superior (percentil igual ou superior a 95 no teste das Matrizes Progressivas de Raven) e GC) grupo controle formado por jovens com inteligência média (percentil maior que 25 e inferior a 75). O protocolo de avaliação neuropsicológica utilizado contempla os seguintes domínios: capacidade intelectiva, atenção, memória, visoconstrução e visoespacialidade, FE e características do pensamento criativo, de acordo com o modelo multidimensional de Torrance & Ball (1990). Os dados estão sendo examinados através de ferramentas estatísticas, e os resultados submetidos a análises descritivas e inferenciais. Para avaliar o poder preditivo de componentes específicos das FE e da criatividade foram realizadas regressão lineares. Análises de variância univariada e multivariada foram empregadas para verificar o efeito isolado e de interação das variáveis. RESULTADOS PARCIAIS A amostra foi composta em sua maioria por homens (n = 100, 80%) e os participantes de ambos os grupos têm média de idade de 17 anos (DP = 2,558). Os resultados parciais provenientes do Estudo 2 indicam que a capacidade edutiva explica 73,7% da variação no desempenho em fluência verbal semântica (maior magnitude dessa relação) e cerca de 40-50% do desempenho em memória operacional. Resultados da ANOVA confirmam o melhor ajuste do modelo com preditores. Identificou-se alta correlação entre medidas de inteligência e o desempenho em tarefas-duplas de memória operacional (representadas pelas ordens inversas das tarefas Corsi e Dígitos). Foram constatadas correlações positivas e moderadas entre todos os subcomponentes de memória operacional avaliados, o que reforça a pertinência do modelo multicomponente adotado (Baddeley, 2000; Baddeley & Hitch, 1974), que as agrega como parte do mesmo construto. No que diz respeito ao estudo 3, concluiu-se que o grupo com inteligência acima da média tem desempenho superior na maioria das medidas avaliadas. A MANOVA indicou que não há efeito de interação entre o sexo e a idade dos participantes no desempenho dos testes. No entanto, comparações múltiplas dos testes post-hoc sugerem diferenças entre faixas etárias. Em geral, os participantes do GAH apresentam médias superiores no comparativo com o grupo controle. Não há diferença estatisticamente significativa entre os grupos no desempenho das tarefas que avaliam memória visual de curto prazo. Na avaliação da criatividade figural infantil, os grupos não diferem estatisticamente quanto a criatividade global, mas em aptidões específicas relacionadas aos Fatores 1 (enriquecimento de ideias) e 3 (preparação criativa). Identificou-se que a capacidade cognitiva prevê aproximadamente 25% da variância explicada desses fatores. CONSIDERAÇÕES Por fim, conclui-se que a medida de inteligência adotada prevê as características criativas com maior significância estatística e magnitude do que as medidas de funcionamento executivo, notadamente no que se refere à perspectiva incomum; elaboração e uso de contexto nas produções. A proposta está em fase de finalização das análises multivariadas de agrupamentos, de estrutura fatorial e construção de teses/hipóteses de redução dos dados (modelagem por equações estruturais). Em um contexto de inteligência muito acima da média, espera-se que os fatores relacionados à flexibilidade cognitiva apresentem coeficientes elevados com a criatividade, atuando como preditores da alta capacidade intelectiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE FERREIRA GARCIA MAFRA CAMPELO
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA MAIA - UNIFACEX
Notícia cadastrada em: 04/09/2018 11:43
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