PERFIL DO TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS: UM ESTUDO SOBRE A CONCATENAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
qualificação profissional, competências, construção civil, clínica da atividade, instrução ao sósia
A tese de doutorado encontra-se em fase de conclusão e tem por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a presente pesquisa de doutorado busca contribuir para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saber formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundada na perspectiva da psicologia sócio-histórica, mas também amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. Nesse momento, serão apresentados os dados preliminares oriundos da aplicação de questionário sócio-profissional, dados referentes a entrevistas com professores e gestores do curso de formação profissional, consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica e entrevistas de instrução ao sósia (IaS). Os dados analisados, até o momento, permitem constatar que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, aquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. As conclusões iniciais é que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e concatenada com as demandas do mercado de trabalho, no entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis, apesar de que este último domínio de formação profissional preserva seu prestígio social. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de solidificação da identidade profissional do tecnólogo junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.