Banca de DEFESA: TIAGO JULIAN DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : TIAGO JULIAN DA SILVA MEDEIROS
DATA : 24/07/2024
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

REPARAÇÃO AFRO ANCESTRAL: COMPREENDENDO A NEGRITUDE A PARTIR DO ENSINO DA CAPOEIRA

Capoeira, Negritude, Educação Física Escolar, Ladainha.

Apontada como uma das possibilidades pedagógicas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Capoeira vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes escolares, porém no que diz respeito a sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física Escolar,estudos apontam que os professores não se sentem seguros em aplicar a Capoeira nas suas aulas. Está é um elemento da cultura corporal que é contrária às perspectivas racistas e eurocêntricas presentes na nossa sociedade, composta por um universo multidimensional, que permite instigar diversos sentidos nos escolares. Dito isto, o presente estudo busca como objetivo geral estimular a compreensão do conceito de negritude para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de experiências afro centradas na perspectiva da capoeira. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. O público alvo do estudo são estudantes do 5° ano do ensino fundamental anos iniciais. As análises e discussões dos resultados foram realizadas pelo próprio autor, amparado pelo seu referencial teórico. A construção de auto descrições e autorretratos, a escuta das ladainhas, assim como as suas produções, o diálogo sobre a história da Capoeira e as oficinas corporais, foram estratégias pedagógicas utilizadas durante todo o estudo no horário das aulas de Educação Física. Obtivemos como produtos de análise uma autodescrição e um auto retrato realizados no começo e no fim da intervenção, as produções de ladainhas e o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro. Após a análise dos materiais, observou-se um grande potencial na Capoeira no que concerne ao desenvolvimento da negritude dos escolares. No entanto, vale salientar que todas as intervenções foram elaboradas partindo de uma perspectiva afrocentrada, amparadas pela Pretagogia desenvolvida por Sandra Petit (2015). Exposto isto, o presente estudo constatou que a capoeira, enquanto conteúdo nas aulas de educação física escolar, favorece a compreensão da negritude dos escolares, desde a formação da sua identidade negra, até a quebra de estigmas imposto pelo racismo.m sobre a trajetória da capoeiragem, contudo as análises ainda estão em andamento.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI