Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO JULIAN DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : TIAGO JULIAN DA SILVA MEDEIROS
DATA : 22/05/2024
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

REPARAÇÃO AFRO ANCESTRAL: COMPREENDENDO A NEGRITUDE A PARTIR DO ENSINO DA CAPOEIRA

Capoeira, Negritude, Educação Física Escolar, Ladainha.

Apontada como uma das possibilidades pedagógicas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Capoeira vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes escolares, porém no que diz respeito a sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física Escolar, estudos apontam que os professores e professoras não se sentem seguros em aplicar a Capoeira nas suas aulas. A Capoeira é um elemento da cultura corporal que é contrária às perspectivas racistas e eurocêntricas presentes na nossa sociedade, composta por um universo multidimensional, que permite instigar diversos sentidos nos e nas escolares. Dito isto, o presente estudo busca desenvolver estratégias didático-pedagógicas que possibilitem os estudantes compreender o conceito de negritude, utilizando da musicalidade da Capoeira como potencializador para que essa performance aconteça. O objetivo geral da pesquisa é: estimular a compreensão do conceito de negritude para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de experiências afro centradas na perspectiva da capoeira. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. O público alvo do estudo são estudantes do 5° ano do ensino fundamental anos iniciais. As análises e discussões dos resultados foram realizadas em uma perspectiva descritiva, amparada pelo seu referencial teórico que deu suporte a pesquisa. A construção de autodescrições e autorretratos, a escuta das ladainhas, assim como as suas produções, o diálogo sobre a história da Capoeira e as oficinas corporais, foram estratégias pedagógicas utilizadas durante todo o estudo no horário das aulas de Educação Física. Obtivemos como produtos de análise uma autodescrição e um autorretrato realizados no começo e no fim da intervenção, as produções de ladainhas e o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro. Em análises iniciais apontam aspectos positivos no que diz respeito ao intervir com a Capoeira no âmbito escolar com o objetivo de desenvolver a negritude, um desses, foi o sentimento de pertencimento demonstrado pelos estudantes ao ouvirem sobre a trajetória da capoeiragem, contudo as análises ainda estão em andamento.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interna - ***.196.788-** - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - RENATO SARTI DOS SANTOS - UFRJ