Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA NASCIMENTO MATIAS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYRA NASCIMENTO MATIAS DE LIMA
DATA : 22/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa remota - https://meet.google.com/mep-jcbd-rvu
TÍTULO:

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NA SAÚDE DOS PROFESSORES ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Profissionais da educação; Tempo de tela; COVID-19; Exercício físico.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

OBJETIVO: Investigar o impacto da prática de EF e CS antes e durante a pandemia COVID-19 na saúde, qualidade de vida, tristeza e ansiedade de professores de escolas públicas. MÉTODOS: 15.203 professores, através de um formulário online (81,7% mulheres; idade = mediana: 43,00, percentis 25–75: 36,00–50,00 anos) foram inclusos nesse estudo transversal. A frequência e a duração do EF e o tempo gasto em CS (assistir TV e usar computador / tablet) foram avaliados durante o período pandêmico e os professores foram questionados sobre o período anterior à pandemia, de forma retroativa. Quatro categorias foram criadas para a classificação nas análises de associação: EF (1– CA; 2– TA; 3– TI ou 4– CI [grupo de referência]) e CS (1– CB; 2– TB; 3– TA ou 4– CO [grupo de referência]). Informações sobre saúde, qualidade de vida, tristeza e ansiedade foram coletadas durante a pandemia através de questionários autorrelatados. RESULTADOS: Professores que eram CA apresentaram maior chance de saúde (OR = 2,46; IC 95% = 2,22–2,73) e qualidade de vida (OR = 2,53; IC 95% = 2,27–2,83), e menor chance de tristeza (OR = 0,59; IC 95% = 0,54–0,65) e ansiedade (OR = 0,63; IC 95% = 0,57–0,69) em comparação com aqueles que eram CI. Os professores que passaram a assistir TV por mais tempo apresentaram menor chance de saúde (OR = 0,84; IC 95% = 0,75–0,94) e qualidade de vida (OR = 0,81; IC 95% = 0,72–0,91), e maior chance de tristeza (OR = 1,59; 95% CI = 1,42–1,77) e ansiedade (OR = 1,60; 95% CI = 1,44–1,78) em comparação com aqueles que assistiam TV de forma consistente. Em contraste, os professores que estavam consistentemente com baixo uso de computador / tablet apresentaram maiores chances de saúde (OR = 1,30; IC 95% = 1,19-1,41) e qualidade de vida (OR = 1,33; IC 95% = 1,22-1,45), e menor probabilidade de tristeza (OR = 0,70; 95% CI = 0,64–0,75) e ansiedade (OR = 0,67; 95% CI = 0,62–0,72) em comparação com aqueles em CO. CONCLUSÃO: Os professores que realizaram EF intensos e / ou permaneceram menos em CS durante a pandemia de COVID-19 apresentam maior saúde e qualidade de vida positiva, e menos sintomas de tristeza e ansiedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Interno - 3138718 - RICARDO SANTOS OLIVEIRA
Externa à Instituição - ROSÂNGELA RAMOS VELOSO SILVA - UNIMONTES
Externo à Instituição - TONY MEIRELES DOS SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 18:04
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