ESPORTE ADAPTADO E INCLUSÃO:
TECENDO OLHARES PARA AS DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Educação Física Escolar. Formação docente. Esporte Adaptado; Pessoa com deficiência; Inclusão.
O olhar que este estudo dirige tem um propósito de apresentar contribuições teórico-metodológica que aludem para o ensino da Educação Física escolar inclusiva. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma proposta de formação continuada com os professores(as) de Educação Física da rede de Extremoz de forma colaborativa sobre o objeto de conhecimento Esporte Adaptado na perspectiva inclusiva. E, especificamente: a) identificar os conhecimentos prévios dos professores(as) de Educação Física da rede de Extremoz acerca dos esportes adaptados nas aulas de educação física escolar; b) conhecer o que aproxima e afasta os professores(as) da pedagogia dos esportes adaptados nas aulas de educação física; e c) analisar as possibilidades do esporte adaptado como objeto de conhecimento curricular nas aulas de educação física a partir da formação continuada com professores(as) da rede de Extremoz-RN. Para tanto, adotamos como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa, classifica-se como método da pesquisa descritiva e ancora-se em elementos da pesquisa-ação, em que os dados foram produzidos a partir das gravações de áudio e vídeo, diário de campo e da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Através da análise dos dados estabelecemos uma linha discursiva definida por uma categoria: formação docente: afastamentos e aproximações de práticas esportivas adaptadas e inclusivas. A intervenção formativa com os sujeitos da pesquisa, foi estruturada e sistematizada da seguinte forma: a) Diagnóstico, levantamento de demandas e das necessidades formativas dos docentes em atuação nas escolas da SMEC de Extremoz-RN, através de formulário digital; b) análise do questionário e planejamento da proposta formativa; c) seis encontros no formato remoto (oficinas pedagógicas) de formação continuada de forma colaborativa sobre o objeto de conhecimento Esporte Adaptado nas aulas de educação física na perspectiva inclusiva e d) Tratamento dos resultados obtidos através das gravações das oficinas e interpretação dos dados coletados, além disso, emergiram das discussões sobre novas possibilidades e estratégias de ensino a necessidade de organização de um material pedagógico, no qual denominamos a ação de “Produção de material didático/pedagógico sobre o Esporte Adaptado na perspectiva da Educação Física escolar inclusiva”. A pesquisa evidenciou que as ações da formação docente possibilitaram o encontro de caminhos que suscitam o desejo de mudança e transformação na mediação de propostas pedagógicas, culminando com inquietações relacionadas a aprendizagem e a Educação Física inclusiva, com isso, o novo olhar surgiu para as potencialidades da pessoa com deficiência, bem como o encorajamento dos professores(as) para inserir o Esporte adaptado da escola, enquanto objeto de conhecimento. Também, constatamos desafios a serem superados, quanto a falta de investimentos em infraestrutura nas unidades escolares da nossa rede de ensino, com vistas a atender as pessoas com deficiência em ambientes com acessibilidade e, por fim, as lacunas existentes referente a formação docente, inicial e continuada, no sentido de ampliar as discussões sobre a Educação Física inclusiva.