Corpo e Aprendizagem em Boris Cyrulnik e em Merleau-Ponty
Corpo; Aprendizagem; Epistemologia; Fenomenologia
A temática do corpo e aprendizagem é foco de discussões epistemológicas em diversos campos acadêmicos, como os sociais, antropológicos, filosóficos, biológicos e culturais. Neste cenário cognitivo a pesquisa identificou as compreensões de corpo e aprendizagem em Boris Cyrulnik e Merleau-Ponty, mediante a leitura e interpretação de parte de suas obras, a saber: Do Sexto Sentido, De Corpo e Alma, e Alimentos do Afeto em Boris Cyrulnik; Fenomenologia da Percepção e a Estrutura do Comportamento em Merleau-Ponty. Para a elaboração deste constructo epistêmico utilizou-se a abordagem fenomenológica, considerando-se a experiência vivida pelo ser humano mundo sensível, a percepção e o corpo como condição existencial, detentor de atitudes intencionais, criadas e recriadas a cada nova percepção. Boris Cyrulnik e Merleau-Ponty apresentam elementos simbólicos voltados aos aspectos temporais, espaciais, culturais, dimensões do apego e dos afetos, empatia, percepção, sensibilidade, historicidade e experiências vividas.