O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) no Brasil: padrão de distribuição territorial e características sócio-profissionais - potencialidades e desafios (1994-2012)
Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS); distribuição territorial; características sócio-profissionais; Brasil; Nordeste; Rio Grande do Norte.
O presente estudo analisa o sistema de saúde no Brasil a partir da noção de Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS). O objetivo central é caracterizar o CEIS e, neste particular, enfatizar a distribuição territorial dos estabelecimentos e dos empregos, no período 1994-2012. A hipótese de pesquisa é que, independentemente do Subsistema analisado (I – Indústria química e biotecnologia; II – Indústria mecânica, eletrônica e de materiais; e, III – Serviços de saúde), a distribuição territorial do CEIS no Brasil mostra-se concentrada tanto inter-regionalmente (ênfase sobre o Sudeste), quanto intrarregionalmente (na Bahia, em Pernambuco e no Ceará). Quanto às características sócio-profissionais comparadas, a hipótese é que estas se mostram em desfavor para o Nordeste e Rio Grande do Norte. A metodologia do estudo inclui uma revisão bibliográfica situando o CEIS num ambiente de transformações mundiais (reestruturação, globalização e financeirização), bem como no contexto nacional de alteração do papel do setor público e privado neste complexo. Além disso, o trabalho realiza um estudo quanti-qualitativo tendo por base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), publicada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Os resultados obtidos confirmam a hipótese de pesquisa, pois a despeito de indícios de ‘novas’ movimentações na distribuição territorial e no perfil sócio-profissional, a concentração dos estabelecimentos e empregos do CEIS na região Sudeste é mantida; os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará mantêm suas posições de destaque regionalmente; e, a remuneração média dos profissionais do CEIS no Nordeste segue inferior à média nacional, sendo isto particularmente verdadeiro para o Rio Grande do Norte.