Linhas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

  • Economia e Desenvolvimento 

 

A área de concentração Economia e Desenvolvimento aspira refletir sobre Teoria Econômica e Desenvolvimento Econômico. Contempla reflexões e estudos sobre distintas e plurais abordagens teóricas nos campos da Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira, Economia Política, Política Econômica e do Desenvolvimento Econômico, além de suas aplicações para a compreensão de temas relevantes para as ciências econômicas como: crescimento, progresso tecnológico, padrões de financiamento, desigualdades, políticas públicas, recursos naturais e meio-ambiente, entre outros. No campo da Teoria Econômica, a área de concentração contempla estudos teóricos que, nos mais diversos campos e com as mais variadas abordagens, procuram explicar o funcionamento das economias capitalistas de forma agregada ou setorial em seus diversos recortes geográficos, e estudos empíricos que empregam fundamentos da teoria econômica e métodos quantitativos para abordar os mais variados problemas de pesquisa das ciências econômicas tais como: eficiência econômica, economia do setor público, economia agrícola, economia do meio ambiente, economia do trabalho, economia social e avaliação de políticas públicas. Já quanto ao campo do desenvolvimento econômico e do subdesenvolvimento, estes são pensados e analisados a partir do arcabouço instrumental teórico-analítico da economia política, com foco especial no exame comparado de distintas experiências, em um sistema internacional hierarquizado e desigual. O foco nas questões concernentes ao desenvolvimento econômico tanto em suas dimensões teóricas quanto histórico-concretas enseja a mobilização de distintas escalas analíticas, contemplando, por um lado, as esferas local, regional, nacional e internacional, e, por outro, a interdisciplinaridade, considerando conjuntamente às relações econômicas, as relações sociais, a geopolítica, as instituições, o Estado, e as políticas públicas.

 

 

LINHAS DE PESQUISA


 

  • Linha I: Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional 

 

A linha de pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional engloba dois grandes tópicos de pesquisa. O primeiro deles, Desenvolvimento Econômico, trata da análise das influências históricas e dos condicionantes estruturais do desenvolvimento; das diversas teorias e interpretações da problemática do desenvolvimento, em suas dimensões econômica, social, política, institucional e histórica; e do estudo de experiências comparadas de desenvolvimento, a partir de uma perspectiva crítica. Essa linha contempla pesquisas nas áreas de História Econômica, História do Pensamento Econômico, Teorias do Desenvolvimento Econômico, Experiências Comparadas de Desenvolvimento Econômico, Instituições, Políticas Públicas, Economia Social, Desigualdades e Financiamento do Desenvolvimento. O segundo tópico, Desenvolvimento Regional, concentra suas investigações nos problemas socioeconômicos, contemplando as dimensões regional, urbana, territorial, ou espacial, por meio de diversas combinações de métodos de pesquisa analíticos e empíricos. Essa linha contempla pesquisas que enfocam abordagens alternativas dos processos de desenvolvimento regional, urbano e rural, considerando os aspectos históricos e teóricos, bem como sua expressão temporal e espacial. Economia Aplicada tem por objetivo desenvolver estudos empíricos que empregam fundamentos da teoria econômica e métodos quantitativos para bordar os mais variados problemas de pesquisa nas seguintes áreas: Eficiência Econômica, Economia Monetária, Economia do Setor Público, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Urbana, Economia Agrícola, Economia do Meio Ambiente, Economia do Trabalho, Economia Social e Avaliação de Políticas Públicas. 

 

  • Linha II: Economia Aplicada

 

Economia Aplicada tem por objetivo desenvolver estudos empíricos que empregam fundamentos da teoria econômica e métodos quantitativos para bordar os mais variados problemas de pesquisa nas seguintes áreas: Eficiência Econômica, Economia Monetária, Economia do Setor Público, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Urbana, Economia Agrícola, Economia do Meio Ambiente, Economia do Trabalho, Economia Social e Avaliação de Políticas Públicas.

 

  • Linha III: Economia Política

 

A linha de pesquisa Economia Política tem como objeto a investigação e a reflexão a respeito das articulações entre as dinâmicas de acumulação de capital e das relações de poder, levando em consideração os diferentes vetores de tensão que estruturam esses processos, nomeadamente, as contradições entre as classes sociais, a concorrência intercapitalista no mercado mundial e a concorrência econômica e geopolítica entre os Estados nacionais.

 

  • Linha IV: Teoria Econômica

 

A linha de pesquisa Teoria Econômica incorpora pesquisas e trabalhos que envolvam um objeto de pesquisa de natureza teórica, pertencentes ao campo da Macroeconomia, da Microeconomia ou de outros campos da Teoria Econômica, em qualquer recorte geográfico. Realiza, assim, análises teóricas e interpretativas da dinâmica econômica de agentes econômicos ou conjunto de agentes, usando os pressupostos de quaisquer das vertentes do pensamento econômico.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao