Análise do Ensino do Processo de Enfermagem nas Instituições de Ensino de Graduação.
Assistência, Enfermagem, Ensino, Formação, Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência.
A utilização do processo de enfermagem na prática assistencial impulsiona os enfermeiros a examinarem suas ações, a refletirem como poderiam fazer melhor e, dessa maneira, promover um cuidado humanizado. Assim, a execução do processo de enfermagem por parte dos enfermeiros, deve ser desenvolvida a partir da vivência acadêmica, especialmente nos cursos de graduação em enfermagem ao longo de sua formação teórico–filosófica e prática. Cabe à instituição de ensino a formação do enfermeiro, no que concerne à construção das competências e habilidades necessárias à execução do processo de enfermagem, considerado como um instrumento tecnológico, pois a partir dos conhecimentos acadêmicos adquiridos se constrói o profissional competente. Contudo, a reduzida utilização do processo de enfermagem para planejamento da assistência e até mesmo sua inexistência evidenciam um descompasso no processo de formação dos futuros enfermeiros. Dessa forma, pretende-se realizar um estudo com o objetivo de analisar o ensino do processo de enfermagem através da sistematização da assistência nas instituições de ensino de graduação de Enfermagem no município de Natal/RN. Será realizado um estudo de abordagem quali-quantitativa, no qual sua perspectiva qualitativa será baseada no Interacionismo Simbólico, e o enfoque quantitativo será desenvolvido por meio dos delineamentos não experimental, naturalista, transversal do tipo descritivo e exploratório. Será desenvolvida através da técnica de documentação direta, de pesquisa de campo e observação direta extensiva por meio de questionário semiestruturado. O estudo terá como cenário as seis Instituições de Ensino de Superior (IES) situadas no município de Natal/RN, autorizadas e reconhecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) nas quais seja oferecido o curso de graduação em Enfermagem. A população alvo será constituída por enfermeiros docentes das seis instituições de ensino de gradação em enfermagem do município de Natal/RN e a amostra deste estudo será composta pelos docentes que lecionem disciplinas da estrutura curricular relacionadas à assistência de enfermagem. Dados serão coletados por meio de entrevista e de questionário estruturado. As analises serão efetuados através da identificação de categorias com base no referencial teórico estabelecido para os dados qualitativos e por meio de estatística descritiva para responder os questionamentos de pesquisa. Em obediência aos princípios éticos e legais a pesquisas envolvendo seres humanos, a pesquisa obedecerá às diretrizes e normas da Resolução 196/96, do Ministério da Saúde, esclarecendo sobre os objetivos e os procedimentos utilizados na pesquisa.